CEBs Londrina

Nos dia 21 a 24 de abril na cidade de Umuarama reuniram-se as Comunidades Eclesiais do Paraná para refletir o tema “CEBs do Paraná e os desafios no mundo urbano”.

A CEBs da Arquidiocese de Londrina se fez presente com 50 peregrinos, sendo 02 indígenas, 01 Reverenda da Igreja Anglicana, 02 religiosas, 02 padres e representantes de 10 decanatos, entre eles 06 representantes das juventudes de nossa Arquidiocese.

Umuarama se tornou a Terra Santa de acolhida e hospitalidade onde fomos recebidos pela Paróquia Santa Clara de Assis.

Através do método ver, julgar, agir e celebrar durante esses três dias as CEBs do Paraná refletiu, iluminou-se e definiu rumos para a caminhada Rumo ao 14º Intereclesial das CEBs que acontecerá em Londrina, em janeiro de 2018.

Agenor Briguenti mostrou a necessidade de sermos cristãos autênticos numa realidade urbana ambígua que oferece oportunidades e exclusão, anuncia liberdade, mas escraviza pelo consumismo, que prega a pluralidade, mas vive a intolerância. Ainda fomos questionados a nos reconhecermos como CEBs: Se as CEBs ainda existem?   E nos animou: “Vinde e Vede” As CEBs estão aí e são sinais de Deus no mundo, vivendo o Evangelho de Jesus Cristo como a melhor proposta para enfrentar os desafios das periferias existenciais e sociais.

Dom Manoel e Celso Carias apresentaram a experiência da hospitalidade e da misericórdia, desde o antigo testamento até os dias de hoje, como uma forma de vencermos os desafios urbanos e humanos. Deus viu, ouviu os clamores e desceu para libertar seu povo.  E o fez por misericórdia!! Portando as CEBs são convocadas a optar pela defesa incondicional da vida, e isso implica coragem e luta pela justiça.

Iluminados por essas reflexões, as CEBs da Arquidiocese de Londrina se reuniu para definir passos para a caminhada, o nosso agir diante do que vimos e ouvimos. Algumas ações foram definidas e serão apresentadas no próximo mês.

Celebramos na Catedral de São José em comunhão com as maiorias e minorias excluídas, mártires e profetas da caminhada e as CEBs do Paraná reafirmou sua missão profética, pois o trem das CEBs não parou nem vai parar e em 2020 o Intereclesial do Paraná será em Apucarana.

Leoni Alves Garcia
Comunicação do Intereclesial