A ordenação de Dom Donizete é marcada por muita emoção perante a centena de fiéis. O ato aconteceu na paróquia Cristo Rei Catedral da Diocese de Cornélio Procópio-PR, na noite de sexta-feira passada (18/03). Dom Donizete havia sido nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul no dia 22 de dezembro de 2015.

Dom Jaime Spengler Bispo da arquidiocese de Porto Alegre celebrou o rito de ordenação, acompanhado de Dom Manoel João Francisco (bispo diocesano) e Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD(bispo emérito). Na missa a emoção tomou conta de todos. Os bancos foram insuficientes para todos os fiéis que compareceram.  A organização decidiu por instalar um telão no salão Dom Bosco, o que facilitou para aqueles que não conseguiu lugares na igreja. A Mitra Diocesana através da Pastoral da Comunicação disponibilizou o sinal da transmissão pelo site da Diocese, que possibilitou que muitos pudessem ver o a celebração em várias partes do país.

Padre Donizete deitou-se sobre um tapete vermelho, diante do altar, e depois recebeu das mãos de Dom Jamie, o bálsamo sobre a cabeça, como forma de unção. O anel, a mitra e o báculo foram entregues ao mais novo Bispo. Dom Donizete ao final da ordenação agradeceu a todos por acompanhar esse momento importante e marcante em sua vida pastoral. Dom Manoel João Francisco, Bispo da Diocese de Cornélio Procópio agradeceu Dom Donizete e o desejou sorte na missão “Se o senhor for Bispo, como foi Padre pode ter certeza que alcançará sua missão” falou Dom Manoel.

A família de Dom Donizete, representada pelos seus pais Orestino de Souza e Elza Batista de Souza ficaram emocionados pelo a graça alcançada pelo filho. Dona Elza falou a equipe da Pascom que Dom Donizete desde os 8 anos serve a igreja, e isso o ajudou em sua vocação.

Dom Donizete escolheu o lema: “Sufficit tibi gratia mea” (2 Cor 12,9)

“ A ti basta minha graça”

Trabalho pastoral

Padre Aparecido nasceu em Ibiaci, no Distrito de Primeiro de Maio (PR), no dia 13 de janeiro de 1964. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1992. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina (PR). É mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Faculdade Teológica de Teresianum em Roma, de 2001 a 2003.

Foi pároco das paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Leópolis (PR), de 1993 a 1997; Imaculada Conceição em Jataizinho (PR), de 1998 a 2001; Sant’Ana em Sapopema (PR), de 2003 a 2007. Foi reitor do Seminário Menor Diocesano Menino Deus em Cornélio Procópio e vigário paroquial na catedral Cristo Rei, de agosto 2003 a junho de 2007, e do Seminário São José de Teologia de Jataizinho (PR), de 2012 a 2014.  Também assessorou as pastorais Catequética, Carcerária e Vocacional. Fez parte da Equipe de Diretores Espirituais no Instituto Filosófico de Apucarana e acompanhou como diretor espiritual seminaristas no Instituto Teológico Paulo VI.

Pascom Diocesana de Cornélio Procópio

[Best_Wordpress_Gallery id=”34″ gal_title=”Ordenação Episcopal Dom Donizete”]