A Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) comemora 80 anos em março. A data foi marcada por uma missa em ação de graças presidida pelo arcebispo dom Orlando Brandes, juntamente com dom Geraldo Magella Agnello e sacerdotes, no dia 10.
A abertura da celebração foi marcada por um momento solene da entrada dos símbolos das unidades que formam a ISCAL. Médicos, funcionários, voluntários, pacientes, professores e alunos participaram levando a logomarca de cada unidade. O complexo hospitalar e educacional da Irmandade é formado pelos hospitais Santa Casa de Londrina – a célula mater do grupo, Mater Dei e Infantil Sagrada Família; pela escola, o Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis, e ainda pelo Grupo de Apoio Pró-Vida, formado por voluntárias. O provedor da ISCAL, José Cyrillo Mendes, e a integrante da mesa administrativa, Leila Giglio, conduziram a logomarca da ISCAL. A imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt – a padroeira da ISCAL, foi conduzida pelas Irmãs Lorena Jenal e Miriam Heinen. Na sequência, 80 pessoas ligadas à Instituição entrarm com uma vela acesa, representando cada ano de trabalho pela saúde.
Ao final da missa, os convidados foram presenteados com um novo testamento de bolso personalizado com o selo e um marcador de páginas dos 80 anos da ISCAL, marcando Mt 25, 35-46, que aborda as misericórdias – a base da Instituição.
De 1936 a 2016 – A ISCAL foi fundada por pioneiros em 01 de março de 1936. O objetivo era um só: construir um hospital para suprir a demanda por atendimento médico-hospitalar na cidade que crescia rapidamente. E assim, oito anos depois, era inaugurado o primeiro hospital do grupo, a Santa Casa de Londrina. Dois anos depois já veio a necessidade de aumentar a estrutura.
E assim foi sucessivamente até os dias atuais, reunindo 335 leitos em três hospitais – a Santa Casa, o Mater Dei e o Infantil Sagrada Família. Em 1960 começou a atuar na educação, fundando o hoje Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis, uma escola técnica de saúde.
Filantrópica, sem fins lucrativos, a Iscal destina mais de 70% dos seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015 esse índice chegou a 76% dos mais de 280 mil atendimentos prestados entre os 3 hospitais e ambulatórios. Pouco mais de um terço desses atendimentos foi prestado em urgência e emergência – 107 mil atendimentos nos 3 prontos-socorros. Entre os atendimentos estão 17 mil internações e 14 mil cirurgias.
O papel das Irmãs de Schoenstatt – Fundamentais na construção da saúde em Londrina, as Irmãs de Maria de Schoenstatt estão na ISCAL desde o início. Começaram no Hospitalzinho da Companhia de Terras, em 1936 – mesmo ano de fundação da ISCAL. Em 1944, quando o Hospital Santa Casa foi inaugurado elas fizeram inclusive a mudança de um hospital para o outro e também foram responsáveis por toda arrumação do novo hospital para receber os primeiro pacientes.
Na época, no novo hospital, assumiram trabalhos administrativos, de cozinha e lavanderia, além da assistência aos pacientes e a Pastoral da Saúde. Ao longo desses 80 anos, desde as três pioneiras, Ir. Lúcia, Osvalda e Trudperta, mais de 100 Irmãs de Maria de Schoenstatt já dedicaram parte de suas vidas à saúde nos hospitais e escola da ISCAL. Hoje são oito Irmãs atuando e morando na Instituição.
Edmara Michetti
Assessoria de Comunicação | ISCAL
[Best_Wordpress_Gallery id=”20″ gal_title=”80 Anos Santa Casa”]