Em uma experiência única no mundo, a congregação Pequena Missão para Surdos dos Padres Gualandianos de Londrina está em fase de construção de uma igreja projetada para este público.

Funcionando há 35 anos na cidade, o Seminário da Pequena Missão para Surdos trabalha diretamente com dezenas de surdos, além de desenvolver diversas atividades junto à comunidade no sentido de integrar quem possui este tipo de deficiência.

Em entrevista ao Diopuava, o Padre Heriberto Mossato, responsável pela obra, disse das dificuldades enfrentadas nos 35 anos de existência da Missão, mas também falou dos avanços na evangelização dos surdos. Ele disse também que em muitas paróquias acontecem a missa com a participação de surdos, mas que a Igreja Nossa Senhora do Silêncio, o surdo será o protagonista.

“Em Londrina, trabalhamos há 35 anos com a Pequena Missão Para Surdos, e sempre nos incomodou o lugar inadequado da celebração eucarística com os surdos. Surgiu então, a ideia de construirmos uma igreja específica e que oferecesse condições especiais e favoráveis para a Liturgia das pessoas com deficiência auditiva”, relatou Padre Heriberto.

O Sacerdote também lembrou que a grande dificuldade foi buscar recursos técnicos para este fim, uma vez que em lugar nenhum do mundo existe uma Igreja Católica com tais características. Através de pesquisas e conversas com profissionais da área de engenharia, de arquitetura e de som, chegou-se a um entendimento quanto ao formato da nova igreja (fotos do projeto arquitetônico). “É um processo de experimentação. Como não havia nada parecido no qual pudéssemos nos basear, tivemos que começar do zero e construir junto com as sugestões dos surdos sua estrutura. Chamamos um arquiteto que topou o desafio e, a partir de então, fomos buscar recursos técnicos que fossem condizentes com o que queríamos. A construção está em andamento e depende da ajuda que vem através de doações espontâneas.”

A intenção, segundo o Padre, é que o local sirva de exemplo para outras comunidades e que também se torne um local de referência espiritual para os surdos. A padroeira da nova Igreja será Nossa Senhora do Silêncio. Ainda não há uma data prevista para a conclusão das obras. A intenção, no entanto, é que os serviços sejam concluídos o quanto antes, grifa padre Heriberto.

SOBRE A MISSÃO

A Pequena Missão para Surdos (padres Gualandianos) nasceu no dia 8 de julho de 1849 na cidade de Bolonha – Itália, quando o jovem sacerdote Padre José Gualandi, ao auxiliar uma missa de primeira comunhão, percebeu no meio das crianças, uma moça chamada Carolina Galluppini, que com seu jeito diferente chamou a atenção do padre.

Após a missa, ao ficar sabendo que se tratava de uma surda, sentiu-se profundamente comovido. No dia seguinte, no momento de oração pessoal, ao olhar para o quadro do Sagrado Coração de Maria, sentiu que Deus o chamava para ser missionário dos surdos.

A Pequena missão, nestes anos todos tem procurado responder ao carisma de Padre José Gualandi nas atividades pastorais com os surdos e na paróquia.

A Paróquia São José de Jaguapitã foi a primeira  do mundo, assumida pela congregação e atualmente está sob a direção dos Padres Heriberto Mossato (Pároco), Layrton dos Santos (Vigário) e  Nirceu Keri (Auxiliar).

Conheça mais sobre a Pequena Missão visitando o site: www.portalgualandi.com.br

Fonte: Jossan Karsten