Arquidiocese de Londrina comemora 50 anos do Decreto Ad Gentes do Concilio Vaticano II, sobre a atividade missionaria da Igreja.

logo adgentes

Para comemorar 50 anos do Decreto Ad gentes do Concilio Vaticano II, sobre a atividade Missionaria da Igreja a Arquidiocese Londrina no dia 07 de dezembro de 2015 na Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, reúne os missionários ad gentes presente na Arquidiocese. O encontro foi preparado pelo Conselho Missionário do Arquidiocesano – Comidi.

Com início às 15h00, a programação, além de oração, partilha das experiências missionária o arcebispo, Dom Orlando Brandes dirigiu aos presentes uma reflexão sobre o Decreto. Iniciou dizendo que para ele o Decreto Ad gentes foi desfecho de todo o Concilio Vaticano II. Não por ter sido o último documento aprovado, mas pela sua importância para a Igreja. Ainda enfatizou que “a primeira Missão ad gentes foi a Encarnação do Filho de Deus, o primeiro missionário do Pai.” O céu vem para a terra, vem glória para a estrebaria”. Exclamou: “Oh! quanto essa festa de Natal é ad gentes”! O Arcebispo, ainda lembrou, o necessidade do crescimento da consciência missionaria, presente no primeiro capítulo do decreto. Afirmou que consciência, Missionária, deveria perpassar todas as pastorais, movimentos e sacramentos. “A missão é para transformar o mundo numa grande família”, recordando a família Missionaria Xaveriana.

Para concluir, o Arcebispo disse que: Missão é para a glória de Deus e salvação da humanidade e parabenizou a presença e o testemunho dos missionários e missionárias, de diversos, países presente em sua Arquidiocese. Entre os 30 missionários (as) presente estavam: Missionários (as) Xaverianos (as), Missionários do PIME, Josefinos de Murialdo, Missionárias Claretianas, Salesianas Missionárias, Irmãs e Padres de Maria de Schoenstatt, membros do Conselho Missionário Arquidiocesano e Padres Diocesano de Malta que vieram para o Brasil como missionário. Após um momento fraterno de confraternização, esse rico momento missionário foi encerrado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo, na catedral e concelebrada por vários padres de missão ad gentes. Para celebrar a mundialidade da Missão, o Evangelho foi proclamado em mais de uma língua e as preces em nove (9) línguas.

banner 50 anos ad gentes2

Texto: Colaboração: Ir. Dirce Gomes da Silva-Coordenadora Arquidiocesana do Comidi e SMP.

Missa Ad gentes   DomOrlando   Continentes  20151207_163517  20151207_153504  50 anos ad gentes  WP_20151207_003