O curso de Teologia da PUC Londrina abriu, neste dia 20 de outubro, a vigésima edição da sua Semana Teológica, neste ano celebrando os 60 anos do Concílio Vaticano II. O evento segue até sexta-feira, 24, com programação de manhã, voltada aos estudantes, religiosos e padres, e à noite voltada aos leigos.
No primeiro dia de palestras foi trabalhada a Constituição Conciliar Sacrossanto Concílio, que trata da Sagrada Liturgia. Os palestrantes convidados para este primeiro dia foram o arcebispo dom Geremias Steinmetz e o padre Dr. Sandro Ferreira, professor do curso de teologia e presbítero da Arquidiocese de Maringá.
As explanações desta manhã abordaram a temática da liturgia pré-conciliar e a temática da liturgia e dos sacramentos na Igreja pós-conciliar.
Tratando da liturgia pré-conciliar, dom Geremias destacou o fator de renovação que o Concílio trouxe para a Igreja. Segundo o arcebispo a vivência do tempo do jubileu do Concílio Vaticano II nos convida a revisitá-lo com objetivo e esperança. Ele apontou as grandes conquistas teológicas, espirituais e pastorais utilizando o exemplo da pura liturgia romana dos séculos V, VII e VII e o Sínodo de Pistóia de 1786, que já apontavam mudanças dentro da liturgia.
Na temática sobre a Liturgia e os sacramentos na Igreja pós-conciliar, padre Sandro destacou a Liturgia como ação da Igreja e ação de Cristo, lembrando a todos que a participação ativa dos fiéis pedida pelo Concílio não é somente fazer coisas na Igreja, mas o modo como a assembleia litúrgica celebra.
O padre ressaltou alguns avanços do Concílio, entre eles a redescoberta dos sacramentos como uma ação comunitária, uma vez que todo sacramento acontece dentro da ação litúrgica; a centralidade da Palavra de Deus nos sacramentos; a compreensão de que o sacramento e a liturgia são lugares da experiência do mistério de Cristo.
Entre os desafios por ele trazidos, enquadram-se os teológicos, com a perda de sentido do mistério; os pastorais, com uma formação litúrgica insuficiente; a dificuldade de relacionar a liturgia com a vida; e os desafios eclesiais com o excesso de criatividade, o movimento de resistência tradicionalista e a polarização ideológica. Contudo, mesmo em meio aos desafios, a liturgia e os sacramentos são centro vital da vida cristã, onde se celebra para crer, crê para viver e vive para anunciar.
A XX Semana Teológica da PUC Londrina continuará irá até o próximo dia 24/10 com diversos palestrantes tratando os grandes documentos do concílio, tanto no período da manhã quanto no período noturno. Para mais informações procure as redes sociais do Centro Acadêmico São João Paulo II ou pelo contato: (43) 99827-5231.
Roberto de Souza
Seminarista da Arquidiocese de Londrina













