Na noite desta quinta feira, 29 de agosto, os coordenadores (as) decanais de pastorais, movimentos e serviços do Decanato Oeste da Arquidiocese de Londrina se reuniram na Paróquia São José Operário para um encontro de partilha pastoral. A reunião teve início com a oração conduzida pelo Diácono Renato, coordenador do decanato e, sem seguida, o Pe. Dirceu Reis, decano, conduziu a leitura e reflexão da catequese do Papa Francisco de 08 de março de 2023 sobre a evangelização.

“Devemos compreender o sentido porque no Povo de Deus peregrino e evangelizador não existem sujeitos ativos e passivos. Não há os que pregam, os que anunciam o Evangelho num modo ou noutro, e os que estão calados. Não. Cada batizado – diz a Evangelii gaudium – qualquer que seja a sua função na Igreja e o grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização. Em virtude do Batismo recebido e da consequente incorporação na Igreja, cada batizado participa na missão da Igreja e, nela, na missão de Cristo Rei, Sacerdote e Profeta”, disse o papa nessa catequese sobre a paixão pela evangelização.

Durante a reunião as lideranças decanais trouxeram propostas pastorais para fortalecer a evangelização do decanato. Após esse olhar sobre a realidade com seus desafios pastorais e essa escuta na oração o decanato pretende realizar sua Assembleia Pastoral no final do ano de 2024. Nessa assembleia, em comunhão com o processo sinodal da arquidiocese e o ano santo da Igreja, as lideranças juntamente com o clero do decanato pretendem apresentar metas pastorais de evangelização no decanato oeste.

O papa Francisco nos inspira mais uma vez: “O amor de Deus não é apenas por um pequeno grupo, não… por todos. Colocai bem aquela palavra na cabeça e no coração: todos, todos, sem excluir ninguém, assim diz o Senhor. E este amor por cada ser humano é um amor que alcança cada homem e mulher através da missão de Jesus, medianeiro da salvação e nosso Redentor, e mediante a missão do Espírito Santo, o qual, Espírito Santo, age em cada um, tanto nos batizados como nos não-batizados. O Espírito Santo age!”

Pascom Decanato Oeste