Paróquias

PARÓQUIA CORAÇÃO DE MARIA (Centro)

Decanato Centro - Londrina/PR

Vigários

Vigário Pe. Oswair Chiozini (CMF)

Av. Higienópolis - Centro – 86020-080 – Londrina/Paraná

Horários

Missas:\r\nDomingo: 7h30; 9h00; 11h00; 19h00\r\n\r\nSegunda-feira: 7h00; 19h00\r\n\r\nTerça-feira (Celebrações da Palavra): 7h00; 19h00\r\n\r\nQuarta-feira: 7h00; 19h00\r\n\r\nQuinta-feira: 7h00; 19h00\r\n\r\nSexta-feira: 7h00; 19h00\r\n\r\nSábado: 7h00; 19h30\r\n\r\nAtendimento Secretaria:\r\n\r\nSegunda, quarta, quinta e sexta-feira: 08h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h30\r\n\r\nSábado: 08h30 às 12h00\r\n\r\nHorário Casamento:\r\n\r\nSexta-feira: 20h00\r\n\r\nSábado: 11h00; 17h30\r\n\r\nHorário atendimento Pároco:\r\n\r\nSegunda-feira: 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30\r\n\r\nQuinta-feira: 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30\r\n\r\nSábado: 9h00 às 12h00.\r\n\r\nTerça, quarta e sexta-feira: conforme disponibilidade da agenda do Pároco.

Pastorais

1- Adoradores da Eucaristia,\r\n2- Apostolado da Oração,\r\n3- Catequese Paroquial,\r\n4- Centro Social Coração de Maria,\r\n5- Cerimonial de Casamentos,\r\n6- Cia. de Teatro,\r\n7- Conferência Vicentina,\r\n8- Dia da Palavra,\r\n9- Encontro de Casais com Cristo (ECC),\r\n10- Equipe do Pão (Padaria Claret),\r\n11- Filhos do Coração,\r\n12- Grupo de Oração Maranatha,\r\n13- Grupo de Oração N. Sra. das Graças,\r\n14- Grupo de Oração Palavra Viva,\r\n15- Grupo de Oração Vida e Paz,\r\n16- Grupos de Música,\r\n17- Juventude Claretiana,\r\n18- Legião de Maria,\r\n19- Leigos Claretianos,\r\n20- Ministério de Leitores,\r\n21- Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão,\r\n22- Movimento das Capelinhas,\r\n23- Movimento Serra,\r\n24- Pastoral Da Acolhida,\r\n25- Pastoral Da Comunicação Social,\r\n26- Pastoral da Criança,\r\n27- Pastoral da Esperança,\r\n28- Pastoral da Saúde,\r\n29- Pastoral da Visitação do Hospital Infantil,\r\n30- Pastoral do Batismo,\r\n31- Pastoral do Dízimo,\r\n32- Pastoral dos Coroinhas,\r\n33- Pastoral dos Noivos,\r\n34- Pastoral Familiar,\r\n35- Pastoral Litúrgica,\r\n36- Pastoral Missionária,\r\n37- Roupeiro Santa Rita,\r\n38- Serviço de Animação Vocacional

História

Ano de 1957. Acontecimento histórico: a Secretaria Generalis da Congregatio Missionariorum Filiorum Immaculati Cordis B. Mariae Virginis (Claretiani), de Roma, envia correspondência ao Padre Provincial dos Claretianos em São Paulo, Padre João Engler CMF, onde “dió su autorización para que puedan estabelecer una fundación en Londrina, conforme a los deseos de nuestro hermano Don Geraldo Fernandes”.\r\n\r\nA primeira comunidade dos Claretianos de Londrina era formada pelos Padres Geraldo Menezes, Astério Pasqual e Vicente de Paula. Esses padres foram acolhidos por Dom Geraldo e colaboravam com ele na organização da nova diocese.\r\n\r\nNo ano de 1959, Londrina, capital mundial do café, continua crescendo aceleradamente. Dom Geraldo definiu um local onde deverá ser criada uma nova capela, num terreno localizado na Higienópolis, tendo pelo lado direito a Avenida Perimetral, pelo esquerdo, os terrenos de propriedade do Sr. Jacob, e, no fundo, uma travessa sem nome.\r\n\r\nNeste terreno, segundo Nilton Cazarini, havia um barracão de madeira, sem forro, onde funcionava uma fábrica de banha, que foi reformado às pressas e pintado. Seria a Capela dos missionários Claretianos em Londrina.\r\n\r\nEm março de 1960 chega a Londrina o primeiro padre responsável pela Igrejinha, o missionário Claretiano Pe. José Cañivano, CMF, que ficou até o ano de 1961. Nesta época os Claretianos são transferidos da cidade.\r\n\r\nNo dia primeiro de agosto, por decreto do bispo diocesano Dom Geraldo Fernandes, é desmembrado um território da Catedral de Londrina, e é criada uma nova paróquia: a Paróquia Coração de Maria.\r\n\r\nFoi nomeado o primeiro vigário da nova Paróquia Coração de Maria, que tomou posse no dia 10 de setembro de 1961, o Padre Valentim Rodrigues, CMF, numa cerimônia organizada pelas Irmãs Claretianas. Neste ano de 1961, formava a nova comunidade Claretiana o Padre Isidoro de Nadai, secretário do senhor bispo, professor de psicologia na Universidade e capelão das Irmãs Claretianas.\r\n\r\nEm 22 de outubro de 1961 o Bispo dá a bênção à primeira pedra do conjunto paroquial, constante de Igreja, Escola e Serviço Social. Também neste ano foi construída a primeira casa paroquial com a madeira da sétima casa construída em Londrina, que desfeita foi transportada para a Paróquia. Esta casa era da Companhia de Estrada de Ferro, e era conhecida como a “casa dos solteiros”, porque era a moradia dos trabalhadores solteiros da Companhia.\r\n\r\nNa capela, todos os dias já se celebrava a Santa Missa, às 19:15 horas. Aos domingos celebravam-se duas missas de manhã, e à noite tinha o Terço, a bênção com o Santíssimo e se ensaiavam cantos. Nesta época já existia o Apostolado da Oração com 40 membros efetivos; Filhas de Maria com 25, Cruzada com 40 crianças. O grupo dos Congregados Marianos estava em formação. Já funcionava também uma Conferência Vicentina.\r\n\r\nHavia muitas quermesses, pois se pretendia construir a nova igreja. E, assim, no dia 6 de Setembro de 1963, foi inaugurado um “salão-Igreja” com missa solene celebrada por Dom Geraldo Fernandes. Houve uma procissão da capela velha até a paróquia nova.