PARÓQUIA SANT’ANA (Terras de Santana II)
Decanato Centro - Londrina/PRPároco
Pe. Marcelo Aparecido CruzContatos
(43) 3326-2749https://www.facebook.com/ParoquiaSantanaLondrina
paroquiasantaana@gmail.com
Endereço
Rua Ruy Ferraz de Carvalho, 280 - Terras de Santana II – 86055-210 – Londrina/ParanáCapelas
Capela Divino Espirito SantoEndereço: Rua São Pedro, nº 60 - Distrito Espirito Santo
Missa todos os sábados às 19h30
Capela São José Operário
Endereço: Rod. Mábio Gonçalves Palhano, s/nº - Patrimônio Regina
Missa todo 1º sábado do mês às 20h00 e aos Domingos às 08h45
História
A paróquia Sant\\\'ana fica situada na zona sul de Londrina na região de Condomínios horizontais e é formada por três Comunidades. A Santana, Divino Espírito Santo e S. José Operário. Estas duas últimas capelas rurais. Não existe Matriz! É uma rede de Comunidades. Não possui ainda templo definitivo embora esteja se preparando para iniciar a construção.É uma paróquia jovem. Fundada em 2005 e inicialmente entregue aos cuidados dos Padres de Shoenstatt, teve o Pe.Vandemir Meister como primeiro pároco e os paroquianos construíram junto ao Condomínio Terras de Santana, o primeiro salão provisório que hoje é o templo usado para missas, catequese e atendimento do padre.
Em 2010 com a chegada do padre Manuel Joaquim R. dos Santos, a paróquia passou a ser cuidada por um padre diocesano. É uma paróquia em franco crescimento devido basicamente às inúmeras construções nos atuais 22 condomínios horizontais da região. Uma paróquia com público jovem, onde a média etária não passa dos 50 anos. Tem atualmente cerca de 300 crianças na catequese e 32 catequistas. Cerca de 20 pastorais organizadas e uma Pastoral de Promoção Humana e Social muito ativa fazendo chegar 20% da arrecadação financeira, a duas Instituições que atendem crianças e adolescentes em contra turno.
A tônica da paróquia é que devido à ausência de estruturas físicas investiu com coragem na formação de uma Comunidade que sublinhe a valorização das famílias e o uso de suas casas.... Hoje a catequese é feita ali ou na residência das catequistas. Com isso, se reforçou a questão de uma “Igreja a caminho, em saída, mostrando a provisoriedade da vida em direção ao Pai”...
Nos finais de semana celebram-se cinco missas na paróquia