A Arquidiocese de Londrina abriu no domingo, 29 de setembro, Mês Missionário 2024, celebrado ao longo de outubro. O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Celebração Eucarística que contou com a presença de padre Joel Ribeiro Medeiros, pároco da Catedral, e do padre Gabriel Guarniei, SX, assessor do Conselho Missionário Arquidiocesano (Comidi).
Padre Joel fez a acolhida destacando a presença de dom Geremias e dos representantes de todos os decanatos da arquidiocese, com suas respectivas bandeiras, bem como a presença da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária.
O evento marcou o início oficial das atividades do Mês Missionário na Arquidiocese de Londrina. Na homilia, dom Geremias comentou o lema escolhido pelo Papa Francisco para a Campanha Missionária de 2024: “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9). O arcebispo refletiu sobre o chamado de todos os cristãos a serem testemunhas de Cristo. O tema, “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, também foi comentado, incentivando os fiéis a se comprometerem com a missão de evangelizar e apoiar as obras missionárias para que o Evangelho chegue a todos.
Foi destaque também a bênção e o envio dos missionários e lideranças, com os livros da Novena Missionária que serão rezadas nas paróquias e transmitidas on-line no facebook da arquidiocese. Os representantes dos decanatos acenderam as suas velas no Círio Pascal simbolizando a irradiação da luz de Cristo em todas as paróquias chamadas a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a todos. Lembrando também que a luz do Cristo Ressuscitado continua presente no coração de todos.
“A missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus, que é grande no amor e rico de misericórdia e está sempre em saída ao encontro de cada ser humano para o chamar à felicidade do seu Reino, apesar da indiferença ou da recusa. Por isso, a Igreja continuará ultrapassando todo e qualquer limite, saindo incessantemente sem se cansar nem desanimar perante dificuldades e obstáculos, a fim de cumprir fielmente a missão recebida do Senhor”. (Papa Francisco – Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2024).
Animados pelo espírito missionário, vivamos com intensidade este mês, participando de todas as iniciativas das paróquias e arquidiocese, sendo uma Igreja em saída, caminhando com Jesus Cristo pelas ruas, bairros, das nossas comunidades, como discípulos missionários de Cristo para que todos tenham a alegria de participar do Seu banquete.
É O TEMPO DE VIVER UMA IGREJA EM SAÍDA!
Ir. Salette Besen
Coordenadora Arquidiocesana das Missões Permanentes