Em vista do Mês Missionário que se aproxima, celebrado em outubro, a arquidiocese promoveu, no dia 22 de setembro, um encontro com os animadores da missão nas paróquias, com o objetivo de perceber como está o trabalho das missões permanentes nas paróquias, formar os agentes quanto à espiritualidade da missão e Igreja em saída.

O encontro foi no salão da Catedral e reunião membros do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), Santas Missões Populares (SMP), Infância e Adolescência Missionária (IAM) e outros representantes. O encontro teve a participação de fiéis vindos de diversas paróquias e decanatos da arquidiocese.

Por meio de trabalhos em grupos, divididos por decanato, foi possível colher um pouco da realidade para, a partir dela, elaborar o planejamento com as propostas para o próximo ano.

Segundo irmã Salette Besen, coordenadora arquidiocesana da missão permanente, foi um encontro fraterno e animado pelo entusiasmo da missão: viver e anunciar Jesus Cristo a todos. “A presença dos adolescentes da IAM e da juventude missionária transmitiu muita esperança através da alegria e entusiasmo. Foi maravilhoso perceber a presença marcante de cada um, de cada uma no ‘vestir a camisa’ em prol do Reino de Deus. As dificuldades, distâncias, não impedem ninguém de prosseguir o caminho com fé, coragem e esperança”, destacou a irmã.

Ao final do encontro, os participantes levaram para casa o forte sentimento de compromisso renovado com a missão evangelizadora da Igreja, ressaltou irmã Salette. “A vela acesa simbolizou esse desejo de uma Igreja em saída que vai ao encontro dos afastados, dos excluídos, como nos afirma Papa Francisco: ‘Se alguma coisa deve inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha’ ( EG n.49).”

O COMIDI agradece a todos pela participação e colaboração para o andamento do encontro. Agradece também ao padre Joel Ribeiro Medeiros, pároco da Catedral, por ceder o espaço e marcar presença, animando e encorajando os missionários. “Que o Senhor continue nos animando para não deixarmos de entrar na ‘barca de Jesus’ e com Ele prosseguir evangelizando com muita alegria e entusiasmo”, finalizou a irmã.

Pascom Arquidiocesana