
FORMAÇÃO ARQUIDIOCESANA DO GESTO CONCRETO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2026
15/04/2026 • 5 min


No dia 17 de outubro, os coordenadores paroquiais e decanais dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) da Arquidiocese de Londrina reuniram-se no Centro de Pastoral para uma tarde de formação bíblica, espiritualidade e partilha, fortalecendo a caminhada e a missão evangelizadora dos grupos nas comunidades.
A assessora Michele Branzam conduziu a continuidade do estudo do livro do Êxodo, capítulos 7 a 15, que narram a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e o início de uma caminhada rumo à liberdade, conduzida por Deus.

A reflexão destacou o rosto de um Deus que escuta o clamor dos oprimidos, conhece seus sofrimentos e age na história para libertar seu povo e devolver-lhe a dignidade. O Êxodo nos revela que Deus não abandona os seus: caminha com eles, fortalece sua esperança e os conduz à vida plena.
Por meio da Leitura Orante da Bíblia, os participantes aprofundaram Êxodo 15,1-19, o cântico de louvor ao Deus libertador. A partir da Palavra, foram convidados a reconhecer as escravidões que ainda existem em nossa sociedade, em nossas comunidades e em nossa própria vida, questionando o que nos impede de viver a liberdade proposta por Deus.
A formação também foi um momento de renovar o compromisso dos coordenadores com a missão dos Grupos Bíblicos de Reflexão. Assim como Deus ouviu o clamor do povo de Israel e o conduziu à liberdade, os GBR são chamados a manter viva a escuta da Palavra de Deus nas casas, promovendo o encontro, a oração, a reflexão e a ação concreta na vida cotidiana.
Os grupos são espaços de evangelização, onde a Palavra ilumina a realidade, fortalece a fé, alimenta a esperança e impulsiona a solidariedade. Por meio dos encontros semanais, a Bíblia chega às famílias e aos lares, tornando-se fonte de transformação pessoal e comunitária.
A reflexão bíblica recordou aos coordenadores que animar um Grupo Bíblico de Reflexão é também assumir a missão de ajudar as pessoas a reconhecer a presença de Deus em sua história e a caminhar rumo à verdadeira liberdade.
Fortalecidos pela Palavra, os coordenadores paroquiais e decanais são chamados a continuar animando e acompanhando os GBR, para que cada grupo seja uma verdadeira Igreja doméstica, onde a fé é partilhada, a vida é acolhida e a missão evangelizadora se torna concreta.
A Palavra de Deus continua a nos libertar e a nos enviar em missão!
Ir. Salette Besen, SJBP
Coordenadora arquidiocesena dos Grupos Bíblicos de Reflexão





Data de Publicação
Segunda-feira, 19 de outubro de 2026
11:41
Autor
Jornalismo Arquidiocese de Londrina
Tempo de Leitura
5 minutos
Categoria
GBR

15/04/2026 • 5 min

13/08/2026 • 5 min

30/04/2026 • 5 min