Arquidiocese de Londrina-PR
InstagramFacebookYouTubeFlickr
INSTITUTO DE DIREITO CANÔNICO DE LONDRINA PARTICIPA DE SIMPÓSIO NACIONAL

INSTITUTO DE DIREITO CANÔNICO DE LONDRINA PARTICIPA DE SIMPÓSIO NACIONAL

Notícias

Entre os dias 13 e 17 de julho de 2026, a Arquidiocese de São Luís (MA) sediou dois importantes eventos para a Igreja no Brasil: o XXXIX Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) e o XLII Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil. O encontro reuniu cerca de 200 canonistas de diversas regiões do Brasil, entre bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que atuam nos tribunais eclesiásticos e em outros serviços jurídicos da Igreja.

 

Espaço de formação e reflexão

O cronograma do simpósio contou com palestras, painéis de debate e plenárias dedicadas a analisar as recentes atualizações da legislação eclesiástica e sua aplicação prática nos desafios contemporâneos da Igreja.

 

Entre os tópicos abordados estiveram a sanatio in radice, a adscrição de fiéis pendulares, o abandono formal da Igreja e a liberdade religiosa, o direito de defesa, o papel do visitador religioso, a relação entre justiça e direito, governança de dados, além da integração de casais em nova união após 10 anos da publicação da Amoris Laetitia e a proposta de modificação de alguns cânones a partir do documento final da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos.

 

ISDC Londrina

O Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina esteve representado por seu Diretor, Dr. Pe. Marcio Fernando França, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas,e por diversos estudantes do Instituto,que participaram da ampla programaçãodedicada ao aprofundamento, à formação permanente e à atualização no campo do Direito Canônico.

 

SBC a serviço da Igreja no Brasil

Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) é uma associação privada de fiéis católicos, sem fins econômicos, de caráter religioso, cultural e científico,que visa congregar estudiosos do Direito Canônico. Este ano, a SBC comemora 40 anos de fundação; quatro décadas de dedicação à Igreja no Brasil, reafirmando o compromisso da entidade com a comunhão, a formação permanente e o serviço pastoral por meio do Direito Canônico.

 

Pascom Arquidiocesana
Fotos: Divulgação

Informações da Notícia

Data de Publicação

Segunda-feira, 20 de julho de 2026

09:54

Autor

Pascom Arquidiocesana

Tempo de Leitura

5 minutos

Categoria

Notícias

Veja também Artigos relacionados

CNBB LANÇA DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA 2026-2032 E REFORÇA CHAMADO À CONVERSÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA DO BRASIL
Notícias

CNBB LANÇA DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA 2026-2032 E REFORÇA CHAMADO À CONVERSÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA DO BRASIL

18/06/20265 min

ADQUIRA O XVIII PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (2026–2029)
Notícias

ADQUIRA O XVIII PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (2026–2029)

15/06/20265 min

Selo comemorativo de 70 anos da Arquidiocese de Londrina
Notícias

Selo comemorativo de 70 anos da Arquidiocese de Londrina

30/03/20265 min