PASTORAL INDÍGENA E INDIGENISTA SE REÚNE COM O COORDENADOR DE PASTORAL
22/06/2026 • 5 min


Encontro acontece no dia 1º de outubro com foco em aposentadoria, proteção financeira e saúde mental.
Com o aumento constante nos registros de maus-tratos e golpes contra a população idosa no país, a informação tornou-se uma das principais ferramentas de proteção. Para debater o problema e orientar a comunidade, a OAB Londrina realiza, no Dia Internacional do Idoso ( dia 1º de outubro), o evento “Direitos e Bem-Estar da Pessoa Idosa”.
A programação ocorre na sede da subseção, das 16h30 às 21h, com entrada franca. O público-alvo inclui idosos, familiares, cuidadores, estudantes e profissionais das áreas de Direito e Assistência Social.
A iniciativa é organizada pela Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB Londrina, com o apoio da Comissão de Direito Previdenciário.
Alertas e números que preocupam
Dados do Disque 100 revelam que, apenas nos primeiros cinco meses deste ano, o Brasil registrou mais de 92 mil denúncias e cerca de 536 mil violações de direitos contra idosos — um aumento expressivo em comparação ao mesmo período de 2025. Cada denúncia pode abranger múltiplos abusos, como agressões físicas, violência psicológica, abandono e exploração financeira.
No Paraná, órgãos de proteção alertam para o crescimento da violência silenciosa, frequentemente praticada no próprio ambiente familiar por meio do uso indevido de benefícios, cartões de banco e empréstimos consignados.
Direitos, saúde mental e apoio jurídico
Para abordar a questão de forma prática, o encontro foi dividido em três eixos principais:
Proteção financeira e previdência: orientações sobre aposentadoria e dicas de segurança contra fraudes por telefone, aplicativos e redes sociais;
Saúde mental e ambiente familiar: palestras sobre envelhecimento ativo, equilíbrio emocional e fortalecimento de vínculos;
Enfrentamento à violência: esclarecimentos sobre os tipos de abuso e apresentação dos canais de denúncia e medidas protetivas.
Painelistas confirmados
Entre os palestrantes estão a promotora de Justiça Fernanda Bertoncini Menezes, da 7ª Promotoria de Londrina, e o advogado e conselheiro estadual da OAB Paraná, Anderson de Azevedo. A abordagem sobre saúde mental ficará a cargo da psicóloga Michele Marcondes dos Reis e da psicopedagoga Priscila Grandolffi.
Durante o evento, os participantes também receberão guias informativos com orientações de prevenção.
Serviço
Evento: Direitos e Bem-estar da Pessoa Idosa
Data: 1º de outubro (quinta-feira)
Horário: 16h30 às 21h
Local: Sede da OAB Londrina
Entrada: Gratuita
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva-se no nosso canal do WhatsApp acessando aqui.
Data de Publicação
Sexta-feira, 18 de setembro de 2026
08:52
Autor
Pascom Arquidiocesana
Tempo de Leitura
5 minutos
Categoria
Notícias
22/06/2026 • 5 min

19/03/2026 • 5 min

21/07/2026 • 5 min