Arquidiocese de Londrina-PR
InstagramFacebookYouTubeFlickr
I FÓRUM SOBRE AS MULHERES FOI REALIZADO NA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA

I FÓRUM SOBRE AS MULHERES FOI REALIZADO NA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA

Notícias

O I Fórum sobre as Mulheres e a Violência na Igreja e na Sociedade, organizado e dirigido pela Comissão das Mulheres Cristãs Leigas e Religiosas do CNLB-SUL2, foi realizado no sábado, 18 de abril de 2026, no auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor e contou com a participação de aproximadamente 50 mulheres da região, onde refletimos sobre a violência contra as mulheres na Igreja e na sociedade, bem como sobre a importância delas em ambos os espaços, sobretudo na sua dimensão sociopolítica e eclesial.

Para chegar à realização do I Fórum, a Comissão das Mulheres do CNLB-SUL2, teve um imenso trabalho de organização, com debates e troca de idéias entre todas as mulheres que fazem parte da comissão do CNLB Regional Sul2. Estão agendados para outras cidades receberem o Fórum, ainda neste primeiro semestre: Guarapuava, Cascavel, Jacarezinho, Maringá, Curitiba, e demais Cidades dentro do nosso Regional, também estão sob a articulação institucional.

Todo o trabalho desenvolvido na sequência dos Fóruns, tem objetivos e finalidades primordiais, além de trazer a realidade da violência em suas diversas formas sofridas pelas mulheres tanto na igreja como na sociedade. E não podemos fechar os olhos para isso . Os fatos estão nas estatísticas.

“Como mulheres cristãs, não podemos e não vamos nos omitir em nos posicionar para acolher estas mulheres que são afetadas na essência de sua dignidade humana e pagando um preço alto com a própria vida. Uma dívida que não é delas, mas compromisso de todos nós, homens e mulheres. Vamos juntas e juntos, todos, abraçar esse projeto de acolhimento, escuta, orientação e encaminhamentos. A Igreja como Povo de Deus, não pode omitir-se diante do altamente índice de violências contra as mulheres, desde sua infância até a vida idosa. Mulheres merecem o respeito e a dignidade, em igualdade de gênero”, afirmou Rosa Marques, coordenadora geral da Comissão das Mulheres Cristãs Leigas e Religiosas do CNLB Regional Sul II.

Este primeiro Fórum contou com duas assessoras, a Drª Irmã Raquel da Arquidiocese de Londrina e vindo da Diocese de São José dos Pinhais, de serviço pastoral, a Drª Luzia Favetta, primeira Vice Presidente do CNLB Sul2 e que é uma das idealizadoras e a atual Articuladora Institucional da Comissão das Mulheres Cristãs do organismo e presidente do Movimento Internacional das Mulheres Cristãs Leigas e Religiosas.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Marcio Eduardo Vendrametro

Informações da Notícia

Data de Publicação

Quarta-feira, 22 de abril de 2026

17:05

Pascom Arquidiocesana

Autor

Pascom Arquidiocesana

Tempo de Leitura

5 minutos

Categoria

Notícias

Veja também Artigos relacionados

‘REFLETIR SOBRE MORADIA DIGNA TAMBÉM É FAZER TEOLOGIA PASTORAL’
Notícias

‘REFLETIR SOBRE MORADIA DIGNA TAMBÉM É FAZER TEOLOGIA PASTORAL’

17/03/20265 min

Selo comemorativo de 70 anos da Arquidiocese de Londrina
Notícias

Selo comemorativo de 70 anos da Arquidiocese de Londrina

30/03/20265 min

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS REÚNE CLERO DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA NA CATEDRAL NESTA TERÇA-FEIRA (31)
Notícias

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS REÚNE CLERO DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA NA CATEDRAL NESTA TERÇA-FEIRA (31)

01/04/20265 min