Pe. Joel Ribeiro Medeiros

Ordenação

Presbiteral: 28/12/1991

Biografia

Pe Joel Ribeiro Medeiros nasceu no dia 23 de Julho de 1964 na água da Barra Bonita, município de Primeiro de Maio.\r\nAos 10 anos mudou-se para Bela Vista do Paraíso. Desde criança acompanhava seus pais nas celebrações eucarísticas na Vila Gandhi, onde tinham uma participação ativa.\r\nSeu pai, na época, rezava o terço em muitas casas e Joel estava com ele participando e aprendendo a rezar.\r\nQuando adolescente participava dos grupos de jovens em Bela Vista. Sempre lhe chamou a atenção a vida e a participação dos padres na comunidade. Isso tudo foi despertando o seu desejo de ser padre.\r\nIncentivado por João Salomão ingressou no Seminário Menor Paulo VI em Londrina em 1981, quando havia completado 16 anos.\r\nAos 28 dias de dezembro de 1991, na cidade de Bela Vista do Paraíso, o então diácono Joel foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Alano Maria OP, Arcebispo emérito de Niterói – RJ. Atualmente é o pároco de nossa Paróquia São Vicente de Paulo.\r\nFalar em Pe Joel duas imagens se remetem aos nossos olhos. Primeiro, na Arquidiocese de Londrina a Pastoral Vocacional estava em crise e não havia ninguém para acompanhar esse trabalho e por isso no início do seu terceiro de teologia Dom Geraldo Magela confiou essa pastoral ao seminarista Joel.\r\nDurante 12 anos de trabalho vocacional na Arquidiocese visitou todas as paróquias com a intenção de formar a equipe vocacional, incentivado por seu xará Dom Joel. Esse acreditava que as vocações são importantes na Igreja, mas para despertá-las deve haver equipe vocacional em cada paróquia e em cada capela, deve ser a prioridade das prioridades, pois cumprimos o mandado do Senhor: “Pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para sua messe” (Mt 9,38). Neste período quando se falava em vocação logo se remetia ao Pe Joel.\r\n\r\n \r\n\r\nSegundo, Dom Geraldo também incentivou o seminarista Joel a ser cerimoniário.\r\nMais tarde Pe Joel foi para São Paulo estudar Liturgia. Hoje a Liturgia Arquidiocesana está intimamente ligada à sua figura. Seu esforço incansável é para que em todas as comunidades haja formações e capacitações para se ter em Londrina uma Liturgia de comunhão, sobretudo nesse ano que se celebra os 50 anos da Sacrosanctum Concilium.\r\nComo ele fala: “é hora de uma unidade litúrgica na Arquidiocese, mas para que isso aconteça, é preciso, como já dizia D. Isnard ‘se faz necessário converter a liturgia, muitas coisa estão fora da unidade por falta de conhecimento’”.\r\n\r\nEm janeio de 2024 padre Joel foi nomeado pároco da Catedral de Londrina.