
Duas palestras gratuitas e abertas ao público, promovidas pelo grupo Amor Exigente, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova de Londrina (R. Grajaú, 257), irão discutir questões relacionadas à dependência do álcool e de outras substâncias psicoativas. A primeira delas será na quinta-feira (10), 19h30, com a psicóloga Romina Miranda. A segunda será no sábado (12), das 14h às 17h, com a psiquiatra Alessandra Diehl. No sábado, os participantes são convidados a levarem um prato de salgado ou doce para a partilha.
“Nosso Santuário, que á a Casa da Mãe aberta a todos os seus filhos, de fato abre as portas para que possamos discutir questões pertinentes aos desafios que muitos pais e muitas famílias enfrentam em nossa sociedade. Por isso, falar e orientar sobre questões familiares além de dependências de álcool e química é importante para conscientizar e oferecer apoio a quem precisa”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário.
A primeira palestra na quinta será com o tema “Libertando-se dos padrões familiares: um novo olhar para as relações”. Além de psicóloga, a palestrante Romina Miranda é especialista em terapia familiar sistêmica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisadora da área de codependência e dependência afetiva. É autora de diversos livros e atua como coordenadora nacional dos grupos de cônjuges de Amor Exigente.
Já no sábado, o tema é “Riscos do tratamento medicamentoso associado ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas”. Além de psiquiatra, Alessandra Diehl é educadora sexual, escritora, especialista em dependência química e sexualidade humana. É mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, integra o Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead).
Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina
Foto: Pixabay