Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR

Palavra de Deus é o tema do segundo dia da Semana Teológica da PUC

Arquidiocese de Londrina

22 outubro, 2025
#Compartilhe

Celebrando os 60 anos do Concílio Vaticano II, neste 21 de outubro, segundo dia da Semana Teológica da PUC Londrina, a temática abordada foi a Palavra de Deus, mais precisamente a Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Revelação Divina.

Os dois conferencistas, dom Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, e a professora M.a. Juliana Triana, professora da Corporácion Universitaria Minuto de Dios, de Bogotá, Colômbia, dedicaram suas reflexões à Palavra de Deus no pós-concilio e sua incidência na vida dos leigos.

Em sua colocação, o arcebispo de Curitiba ressaltou a importância da palavra, pois a pessoa que fala sai de si pela voz e quem ouve acolhe o outro pelo ouvido. Para ele, a palavra é o fator que cria comunhão, pronuncia a si mesmo, rompe o anonimato e se faz na interioridade de quem a acolhe.

Assim, a prática de ler a Palavra de Deus é encontrar, através da forma de letra, a palavra, a figura d’Aquele que nos criou. Considerando a função performativa da Palavra de Deus, o arcebispo considera que se não houvesse palavra, não haveria discipulado, evidenciando que o concílio, através da Dei Verbum, explicita o falar de Deus, que expressa em sua linguagem a ternura. Dom Peruzzo concluiu sua explanação afirmando que a Palavra não é algo que se esgota, ou passageiro, porque o Espírito de Deus que a inspira, que a oxigena, e por isso, nunca se esvazia.

A convidada internacional, professora Juliana, abordou a incidência da Palavra de Deus na vida dos leigos, afirmando que a mesma importância que a Palavra tem na vida dos religiosos e ministros ordenados tem para a vida e cotidianeidade dos leigos. Para a professora, sentir que Deus fala em todas as realidades é uma conquista de todos os batizados.

A Palavra de Deus para a vida do leigo é vital, esta confere aos leigos a consciência de que o mundo também é de sua responsabilidade e que eles devem agir e viver no estilo de Jesus. O cotidiano, para ela, é onde a experiência com Deus acontece e onde Ele coloca as sementes do Verbo, pois Deus sempre fala e fala com todos para criar comunhão. Estando os textos sagrados carregados de vida, em sua base está a sacralidade da cotidianeidade e a vida humana.

A celebração dos 60 anos do Concílio Vaticano II continua nesta quarta-feira no auditório Dom Albano Cavallin no campus da PUC Londrina.

Roberto de Souza
Seminarista da Arquidiocese de Londrina

Fotos: Juliana Mastelini Moyses e Tiago Queiroz

Faça um comentário

Categorias

top