Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

Padres da arquidiocese têm formação sobre Cristologia e realizam pré-assembleia

Arquidiocese de Londrina

3 julho, 2025
#Compartilhe

Os padres da Arquidiocese de Londrina participaram, entre os dias 24 e 26 de junho, do curso do clero, no Seminário Paulo VI. A formação é oferecida pela Pastoral Presbiteral duas vezes por ano, como parte da formação permanente dos presbíteros. O tema tratado nesta edição foi Cristologia, assessorado pelo padre Antônio Manzato, doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). “A formação permanente é de fundamental importância e recomendadíssima pelos documentos do Magistério”, destacou padre Manuel Joaquim, coordenador da Pastoral Presbiteral.

O padre explica que Cristologia é a reflexão sobre o Cristo. Ou seja, no núcleo do estudo está a figura de Jesus, sua vida e sua prática. “É disto que se trata: colocar a pessoa de Jesus no centro da reflexão e da ação da ‘ciência teológica’”, explicou o padre Manuel Joaquim. “Ele que nos revela o Pai, Ele que é Deus com o Pai e com o Espírito, Ele que é o Deus incarnado no nosso meio, com todas as implicações que isso exige e, portanto, a historicidade tornando-se um elemento de suma importância”, explicou.

Em setembro os padres terão seu retiro espiritual, em Aparecida (SP), como uma peregrinação dos padres no contexto do jubileu 2025.

Pré-Assembleia dos Presbíteros
No último dia do Curso do Clero, na parte da tarde, os presbíteros realizaram a sua pré-assembleia para a elaboração do XVIII Plano de Pastoral da Ação Evangelizadora. O padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora e um dos integrantes da Equipe de Reestruturação, promotora deste processo sinodal da arquidiocese, expôs o que está sendo realizado e como esse processo está acontecendo. Em seguida, os padres foram divididos em grupos com as linhas de ação dos vários eixos estratégicos (Comunhão, Participação, Missão, Ecologia e Juventude).

Os padres puderam analisar o texto-base da pré-assembleia, fruto de uma enorme reflexão e estudo do material da escuta e que está condensado numa espécie de instrumento de trabalho. Puderam também acrescentar ideias e sugestões que serão apreciadas pela equipe de síntese.

Na plenária, vários padres se manifestaram tirando dúvidas, sublinhando pontos que consideravam importantes e apresentando o conteúdo dos grupos.

Por fim, escolheram os delegados representantes do clero para a Assembleia Arquidiocesana em outubro.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Tiago Queiroz

Faça um comentário

Categorias

top