
Padre Alexandre Alves Filho, da Ação Evangelizadora de Londrina, representou a arquidiocese no encontro
De 10 a 12 de março, os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora no Paraná participaram do seu encontro anual. O evento foi realizado na cidade de Matinhos (PR), Diocese de Paranaguá (PR), conduzido pelo bispo de Paranavaí e secretário da CNBB Sul 2, dom Mário Spaki, juntamente com o secretário executivo, padre Valdecir Badzinski; e contou com a participação de 21 padres. De Londrina, participou o padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora.
Segundo padre Valdecir, o grupo de padres exerce uma função muito importante e nobre nas dioceses e na Igreja do Paraná. “Esses padres são como o braço direito do bispo numa diocese. Eles têm a responsabilidade de conduzir e animar a ação pastoral e evangelizadora em suas realidades locais. Esse encontro é uma oportunidade para partilharem as iniciativas e os desafios que enfrentam em sua missão, além de pensar juntos novos passos”, afirmou o padre.
Entre os assuntos da pauta foram discutidos os preparativos da 45ª Assembleia do Povo de Deus, que se realizará mês de setembro, em Foz do Iguaçu (PR); as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2025; o Jubileu 2025; a ação missionária nas dioceses; a Iniciação à Vida Cristã (IVC); e a Pastoral da Criança.
O bispo de Paranavaí (PR) e secretário da CNBB Sul 2, dom Mário Spaki, que coordenou o encontro, destaca que foi um momento de troca de experiências e conhecimento entre os participantes, que são padres que têm uma função de grande importância na organização da pastoral das dioceses do Paraná.
Um dos momentos de destaque do encontro foi a partilha de experiências, segundo dom Mário. “Nós tivemos uma partilha dos destaques. Assim a gente se inspira um no outro, entre aspas, um vai copiando do outro. Além dos destaques, dialogamos sobre os desafios que temos, e são desafios grandes no âmbito da pastoral, da evangelização da juventude”, afirmou o bispo.
Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora
Os padres coordenadores da ação evangelizadora nas dioceses têm a missão de ajudar o bispo diocesano a organizar toda a ação pastoral. Eles ajudam a solucionar problemas e vencer desafios, propõe iniciativas, acompanham as ações em andamento. Tudo em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil e do Paraná. Confira o que alguns padres do Paraná partilharam sobre sua missão nessa coordenação.
Padre Alexandre Alves dos Anjos, coordenador da Ação Evangelizadora em Londrina destaca que a disponibilidade é essencial para quem assume essa função. “O coordenador da Ação Evangelizadora tem que ser alguém disponível. Em primeiro lugar, disponível a escutar, disponível a achar caminhos para que o evangelho chegue no coração das pessoas. O coordenador tem, junto com a assessoria da ação evangelizadora, de fazer as perguntas certas para que o Evangelho chegue no coração de cada pessoa, de cada recanto da diocese. É um trabalho desafiador, é um trabalho grande, mas acima de tudo, é um trabalho que nos deixa muito felizes, porque pensamos como o Evangelho vai chegar no coração das pessoas”, disse padre Alexandre.
Karina de Carvalho Nadal
Regional Sul 2




