
A Arquidiocese de Londrina se une à Paróquia Pessoal Nipo-brasileira Imaculada Conceição em solidariedade pelo falecimento do padre Lino Stahl, S.J. Padre Lino, que faleceu aos 101 anos, dedicou 40 anos da sua vida ao trabalho com japoneses católicos de Londrina. Na cidade, ajudou na criação da Paróquia Pessoal Nipo-brasileira Imaculada Conceição, da qual foi pároco desde a fundação em 1989, até 2020.
Padre Lino faleceu hoje, às 14h15, no Instituto São José, na cidade de São Leopoldo (RS), onde residia desde 2020 juntamente com outros padres da ordem dos Jesuítas.
Ordenado sacerdote no ano de 1956, esteve à frente da comunidade católica nipo de Londrina desde 1982 e, em 1989, foi nomeado, oficialmente, o primeiro pároco da Paróquia Pessoal Nipo-brasileira.
Sempre a serviço de Deus e disposto a evangelizar por onde fosse, Padre Lino pastoreou a comunidade da Paróquia Pessoal Nipo-brasileira e foi além, fundou o Centro de Educação Infantil Irmãs de Betânia e se dedicou evento por evento para que o projeto continuasse.
Aos 100 anos lançou o livro de sua vida “Em tudo amar e servir”, lema dos Jesuítas, mas também algo que poderia resumir – de maneira extremamente sucinta – a forma de viver do sacerdote.
Pedimos que Deus console a família e os paroquianos

Em 2021, padre Lino concedeu uma longa entrevista à Arquidiocese de Londrina, na qual fala sobre sua vida, sua vocação e sua história. Confira a seguir.