
Foram seis celebrações eucarísticas em dois dias de festas em honra ao Sagrado Coração de Jesus
A Arquidiocese de Londrina celebrou com entusiasmo a festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus, celebrado na sexta-feira, 27 de junho. Foram seis Missas durante os dois dias de comemorações, quatro na sexta-feira, Dia do Sagrado Coração de Jesus, e duas no sábado, Dia do Imaculado Coração de Maria. Na Missa das 15h da sexta, com o Apostolado da Oração, houve também coroação e procissão pelas ruas no entorno da Catedral.
O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu duas Missas, às 10h30, com todo o clero, e às 18h, transmitida para todo Brasil pela TV Evangelizar. Na homilia da Missa das 18h, dom Geremias explicou que a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus recorda os grandes benefícios do amor de Deus para conosco, que precede e espera cada pessoa de forma incondicional. “Não há exigências a se cumprir ou requisitos estabelecidos. Ele nos amou primeiro e nos ofereceu a sua amizade. No coração de Jesus somos acolhidos. Com o Coração de Jesus aprendemos a amar”, falou dom Geremias.

A partir da parábola da ovelha perdida, o arcebispo falou sobre a misericórdia de Deus, que convida a todos a também serem misericordiosos. “O amor verdadeiro se manifesta quando queremos a vida para todos e quando não medimos esforços para que ela se torne presente. O Coração de Jesus é uma escola de amor, de alegria e de vida. Falar dEle é falar do Seu incansável amor por nós”, destacou.
Como o Bom Pastor, que vai em busca da ovelha perdida, e como Deus, que acolhe o pecador, a missão do cristão é acolher e viver o dom do amor, “reafirmando a união ao Coração de Jesus em pensamentos, ações, afetos e palavras”, afirmou dom Geremias. “A resposta que Deus espera de nós é que aceitemos o seu amor como tarefa maior, amando os irmãos com esse mesmo amor.”

Missas com as diversas devoções ao Sagrado Coração
A primeira Missa do dia do padroeiro foi às 8h da manhã com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), presidida pelo assessor, padre Alexandre Alves Filho. Na sequência, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) conduziu um momento de oração e adoração eucarística.
Às 10h30, o arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa, com a presença de grande número de padres da arquidiocese e de autoridades civis, que rezaram especialmente na intenção da santificação do clero, já que a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é também o Dia Mundial de Oração do Papa.

Às 15h, membros do Apostolado da Oração de toda a arquidiocese encheram a Catedral, com bandeiras do movimento, que é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A Santa Missa foi presidida pelo bispo de Cornélio Procópio, dom Marcos José dos Santos. Após a celebração, membros do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), braço jovem do apostolado, coroaram a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, os fiéis saíram em procissão pelas ruas no entorno da Catedral.
No início da noite, às 18h, dom Geremias presidiu a última celebração do dia, transmitida para todo Brasil pela TV Evangelizar, seguida de procissão luminosa pelas ruas da Catedral.
No sábado, 28, Dia do Imaculado Coração de Maria, foram duas Missas, às 15h e às 18h30, encerrando a programação da festa do padroeiro. Durante os dois dias, os fiéis também puderam se confraternizar na quermesse do padroeiro, com as barracas de comidas típicas.

No início de cada Missa, um andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus foi levado pelo corredor da Catedral junto da relíquia de Santa Margarida Maria Alacoque, santa que recebeu visões do Coração de Jesus, e dois panos: um vermelho e outro azul, simbolizando sangue e água que jorraram do peito de Jesus aberto pela lança. Durante os dois dias, um coração ao lado da imagem do Coração de Jesus recebeu os pedidos dos fiéis.

Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina
Fotos: Angela Maria da Silva, Marta Duarte Costa, Melissa Ayumi Bernini Uchiyama, Reginaldo Dias, Terumi Sakai


































