Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

Ecologia Integral: Arquidiocese lança Campanha da Fraternidade 2025

Arquidiocese de Londrina

5 março, 2025
#Compartilhe

Temática da CF foi apresentada à imprensa em uma entrevista coletiva nesta manhã. Arcebispo dom Geremias preside a Missa de Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma na Catedral

A Arquidiocese de Londrina abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral, nesta manhã, 5 de março, em uma entrevista coletiva no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. O arcebispo dom Geremias Steinmetz, juntamente com o coordenador da Ação Evangelizadora, padre Alexandre Alves Filho, e o frei Denilson Gomes, FMM, falaram do tema da campanha à imprensa.

O conceito de Ecologia Integral enfatiza a interligação entre Deus (o Criador), o ser humano e toda a criação. Tudo está interligado, destacou dom Geremias. É um conceito que une dimensões ambientais, sociais, culturais, econômicas e espirituais, promovendo uma visão em que o ambiente é reconhecido como uma casa a ser cuidada e não um recurso a ser explorado.

O tema da Ecologia Integral foi escolhido para comemorar os 10 anos da encíclica do Papa Francisco Laudato Si’, sobre a Casa Comum, explicou dom Geremias. “Nessa encíclica, o Papa procura conscientizar não apenas a Igreja, mas a sociedade para a urgência de todos enfrentarmos as mazelas que hoje tanto prejudicam o meio ambiente, especialmente para que, de fato, a vida continue por muitos e muitos séculos sendo possível no planeta”, destacou o arcebispo.

A partir do tema da CF, a arquidiocese vai buscar implementar ações concretas nas paróquias e comunidades, como o empenho por tornar as festas paroquiais mais sustentáveis. “A gente vai trabalhar junto com as 84 paróquias da arquidiocese para aprimorar a separação de resíduos, incentivar a reutilização de materiais e buscar parcerias com o poder público para garantir a coleta seletiva”, falou o padre.

São Francisco de Assis

A CF deste ano propõe olhar para a criação com o mesmo sentimento que São Francisco de Assis, explicou o frei Denilson. “O diferencial de Francisco é que ele vai ver as coisas criadas, desde os astros maiores, como o Sol, a Lua, até uma pequena formiga, como irmã. Então, esse olhar das coisas criadas como irmã nos gera um laço de fraternidade, de sensibilidade, de cuidado para com as coisas criadas. Então, a partir de Deus, de um processo de conversão, Francisco olha tudo aquilo que está ao seu redor como algo a ser cuidado, contemplado e que remete ao Criador”, conclui.

Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina

Fotos: Terumi Sakai

Faça um comentário

Categorias

top