Na tarde do último dia 25 de junho, o Seminário Propedêutico São José recebeu a visita do padre Paulo Henrique Alencar, pároco da Paróquia São João Batista, de Bela Vista do Paraíso, para uma Tarde de Espiritualidade com os seminaristas Francisco, Jorge, Marcos e Pio. Participaram também os jovens Pablo e Rodrigo da Paróquia São João Batista de Bela Vista.

Trabalhando a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus (padroeiro de nossa arquidiocese, cuja festa celebramos no último dia 19 de junho), padre Paulo introduziu o retiro abordando alguns aspectos dessa devoção, sobretudo no processo formativo comunitário e particular de cada seminarista, espiritualidade esta que se estende por toda a vida dos sacerdotes. Apresentou também um breve histórico da vida de Santa Margarida Maria Alacoque (a santa mística que recebeu de Jesus essa devoção e espiritualidade). Após essa introdução e outras orientações iniciais, os participantes saíram para um momento de deserto, oração pessoal e meditação de 3 pequenos textos extraídos das Sagradas Escrituras que os auxiliaram a aprofundar no tema proposto, visando uma oração mais interior, mais silenciosa e íntima com Deus, que culminou com um acompanhamento individual e uma partilha.

Às 18h:30, na capela do seminário, foi celebrada a Santa Missa presidida por padre Paulo e concelebrada por padre Oscar (reitor do seminário propedêutico). Este trabalho busca auxiliar os seminaristas em sua caminhada formativa nos aspectos do discernimento da vocação e do aprofundamento espiritual. Por isso, os acompanhamentos são essenciais na vida desses irmãos que buscam responder a Deus o seu chamado.

Com muita alegria e gratidão, o Seminário São José agradece ao padre Paulo por esta ajuda tão importante, por sua disponibilidade e boa disposição em acompanhar nossos seminaristas. Que Deus o abençoe em seu ministério.

Seminarista Adauto Pio da Silva Junior
Seminário Propedêutico Arquidiocesano São José