A Arquidiocese de Londrina publica nesta tarde, 29 de junho, nova orientação sobre as celebrações Eucarísticas na arquidiocese. Os padres reunidos por videoconferência decidiram manter a suspensão das missas presenciais até 12 de julho.

A novidade é que foi autorizada a distribuição da Sagrada Eucaristia para os fiéis que participarem da missa on-line e do rito litúrgico breve da Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, a ser realizado na Igreja conforme orientação do pároco. Para isso, será disponibilizado roteiro extraído do Ritual Romano: Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa.

As orientações serão regulamentadas por decreto oficial a ser publicado na quinta-feira, 2 de julho.

Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

Neste dia 29 de junho, dia de São Pedro Apóstolo, o Clero da Arquidiocese de Londrina esteve reunido, por videoconferência, para avaliar a possibilidade da volta das missas presenciais na arquidiocese.

A Arquidiocese de Londrina comunica que as Missas com a presença de fiéis continuam suspensas em toda a arquidiocese, até 12 de julho. Secretarias e igrejas continuam abertas para atendimentos individuais e orações pessoais. No dia 10 de julho os padres voltarão a se reunir para tratar da questão.

Decidimos autorizar a distribuição da Eucaristia dentro das Igrejas, conforme orientação a ser dada pelos párocos, para os fiéis que participarem da missa através dos meios de comunicação e participarem do devido rito litúrgico da Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, conforme roteiro e orientações disponibilizados à parte.

Continuemos confiando-nos à misericórdia de Deus e fazendo a nossa parte em vista da vida plena para todos, especialmente os mais indefesos. Prestemos atenção às medidas de higiene indicadas pelas autoridades para o atendimento seguro das pessoas. Continuemos alimentando a fé do nosso povo com o anúncio da Palavra de Deus, Celebrações Eucarísticas on-line, devoção a Nossa Senhora, Igreja Doméstica, Comunhão Eucarística a partir do Rito Breve fora da Missa, Comunhão Espiritual e Caridade.

Obs.: O decreto oficial regulamentando a decisão será publicado no dia 2 de julho de 2020.

O Sagrado Coração de Jesus seja nosso guia!

Londrina, 29 de Junho de 2020.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo Metropolitano de Londrina

Download da nota aqui

2 Replies to “Com missas presenciais suspensas, arquidiocese autoriza distribuição da Eucaristia a partir do Rito Breve

Maria Aparecida Seidler
    Responder

Obrigada D. Geremias!! Que o Divino Espírito Santo continue _o a iluminar!!

Nilceia
    Responder

Sábia decisão. Parabéns ao clero e a Dom Geremias. Penso que o momento ainda é de muita cautela, e mesmo em 12 de julho deve ser revisto com muito amor. Deus abençoe a todos nós.