#Compartilhe

Em reunião com os padres por videoconferência, o arcebispo debateu sobre a situação da pandemia na arquidiocese

 

O clero da Arquidiocese de Londrina se reuniu neste dia 13 de maio, por videoconferência, para discutir a possibilidade de uma abertura gradual das igrejas para realização de missas com a presença de fiéis em Londrina e como as paróquias poderão se organizar para que todos os protocolos sanitários sejam observados em vista de uma possível autorização do poder público. A legislação estadual permite a abertura das igrejas para atendimento individual. Porém, a abertura para realização de celebrações presenciais depende de uma regulamentação municipal, que ainda não existe em Londrina, diferente de outros municípios, explica padre Vandemir Araujo, ecônomo da arquidiocese e pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Decanato Centro.

 

Foi encaminhada ao Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), nesta quinta-feira, 14 de maio, uma solicitação de avaliação sobre a possibilidade da realização de celebrações com fiéis. O Coesp é o grupo de especialistas responsável por sugerir as medidas adotadas pelo poder público em Londrina para contenção da pandemia do novo coronavírus.

 

“É uma proposta concreta para o Coesp nos comprometendo a algumas atitudes de segurança [na possível retomada das celebrações presenciais] e tentando clarear um pouco mais essa questão da legislação”, explica o arcebispo dom Geremias Steinmetz. “Quanto à resposta, não sabemos quanto tempo demora.” A partir da avaliação do Coesp, os padres se reunirão novamente com o arcebispo para decidir as medidas a serem adotadas e as orientações aos fiéis.

 

Dom Geremias destacou que não é apenas a abertura das igrejas que preocupa o clero, mas também contribuir para que a pandemia não se desenvolva. “A Igreja é defensora da vida, a vida está em primeiro lugar”, apontou padre Rafael Solano, vigário geral da arquidiocese e pároco da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. “A Arquidiocese de Londrina respeita as decisões da ciência que estão sendo muito acertadas e vamos seguir cuidadosamente e prudentemente os passos que devem ser dados com muita tranquilidade sem nenhum tipo de pressa”, explica o padre.

 

Videoconferência

 

A reunião por videoconferência teve a participação de cerca de 63 padres remotamente e outros 20 que acompanharam pelo auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. Iniciou com uma apresentação do arcebispo sobre a situação atual e logo após foi aberto para os debates e colocações.

 

“O ideal da reunião é o presencial, mas considerando o momento em que nós estamos vivendo, até mesmo pelo tamanho da nossa arquidiocese, alguns padres são do grupo de risco, tem que se evitar aglomerações, é uma opção positiva”, afirma padre Vandemir.

 

Quanto à participação e envolvimento do clero na reunião, o padre considera excelente. “Tanto na escuta quanto no posicionamento, na colocação das opiniões, tiveram várias manifestações, então foi muito rico, realmente, o fato de ouvir, de poder falar.”

 

“Os padres tiveram a oportunidade de se expressar e dar suas opiniões”, acrescenta o padre Alessandro Bobinton, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Decanato Leste, e vigário judicial da Arquidiocese de Londrina.  “Claro que há divergências naturais, mas o debate é sempre salutar”, afirma. “O modelo virtual é o caminho para muitas atividades, novas formas de se reunir, estudar, debater, enfim, usar tudo isso também para nossa evangelização e serviço do Reino.”

 

Pós pandemia

 

Outra questão que começou a ser tratada na reunião foi o como agir quando a pandemia acabar. “Tem que se perguntar se a gente vai voltar simplesmente ao trabalho da Igreja como estava antes, com todo aquele atropelo, com todo aquele acúmulo de atividades, ou a gente já vai conseguir fazer uma síntese e ver aquilo que talvez a pandemia nos faz superar, ou aquilo que sugere que continuemos ou iniciemos no trabalho pastoral”, conclui dom Geremias.

 

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

 

 

Cerca de 20 padres acompanharam a reunião por videoconferência no auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor / Foto: Tiago Queiroz – Pascom Arquidiocesana

 

 

Foto de destaque: Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátina, Decanato Cambé, 13/05/2020 | Terumi Sakai

4 Replies to “Dom Geremias pede ao Coesp avaliação sobre a volta das celebrações presenciais

  • Regina Honda
    Regina Honda
    Responder

    Em oração para que o Espírito Santo ilumine nossos pastores e continuamos em comunhão com o nosso Arcebispo que tem se mostrado sábio diante deste momento que vivemos.

  • ADEMIR ALVES COUTINHO
    ADEMIR ALVES COUTINHO
    Responder

    Olá !
    Agradeço a pedagogia de nosso PAI do CÉU: de continuar a nos ensinar, a aprendermos e reaprendermos…

    @ssim sej@ !!!

  • Elisabeth de Jesus Fonseca
    Elisabeth de Jesus Fonseca
    Responder

    Deveria voltar mais com muita cautela sem correria como está acontecendo no centro eu acho que deveria ter revezamento por cuidado do grupo de risco Amém 🙏

  • Hamiltonantoniodecarvlho@yahoo.co.br
    Hamiltonantoniodecarvlho@yahoo.co.br
    Responder

    Boa noite Senhores,todos estão crrezando pelo o fim do adocoronavirus,mas e um tempo de nós se voltar para Deus te todo o coração e se humilhar e suplicar o perdão de nossos pecados,desobediência,transgressões e crimes,nós teremos o milagre,mas não a conversão e mudança de hábitos e costumes que não agradam a Deus,estamos buscando o Sagrado,mas ao mesmo tempo as coisa profanas do mundo,as paixões mundanas tempo desde voltar de todo o entendimento para as coisas de Deus,será que nós como família e Igreja doméstica estamos,buscando em casa as coisas de Deus ou do mundo,estamos Meditando o Santo Rosário,assistindo programas cristão,ou continuemos na frente da televisão firmes que não leva a lugar algum,só enchendo a mente de lixo e porcaria,jesus tem presa de preparar o povo para a sua Vinda Gloriosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.