Os aspirantes ao diaconato permanente da Escola Santo Estevão da Arquidiocese de Londrina passaram o período do carnaval, de 21 a 25 de fevereiro, em retiro de formação no Centro de Espiritualidade Paulo VI. Os 20 aspirantes estão no último ano de escola de formação.

O encontro de cinco dias foi dividido em três momentos com temas diferentes: sacramentos, Atos dos Apóstolos e espiritualidade. O padre Claudemir Caprioli falou sobre os sacramentos, dando continuidade à formação iniciada no ano passado. “Desta vez ele falou sobre a eucaristia, o sacramento da ordem, sacramento do matrimônio, da unção dos enfermos e da penitência. Depois deu um trabalho de avaliação para os aspirantes”, explicou o diácono Moacyr Doretto, diretor presidente da escola.

O professor João Salomão ministrou a disciplina de Atos dos Apóstolos e por fim, momento de espiritualidade para aspirantes e esposas, no qual o diácono Moacyr falou sobre a Exortação Gaudete et exultate do Papa Francisco, sobre o chamado à santidade, e a irmã claretiana conduziu uma leitura orante. “Depois a irmã passou uns questionamentos para que o casal pudesse conversar sobre o chamado deles, quais as dificuldades enquanto casal, que renúncia há que se fazer para seguir na caminhada”, explicou o diácono.

Neste ano, os aspirantes concluem a formação para diácono. A partir da conclusão, a ordenação depende de aprovação do arcebispo dom Geremias Steinmetz. “O papel da escola diaconal é fazer a formação. Esse período de cinco anos de formação foi uma caminhada muito bonita. A gente percebe que há um crescimento espiritual, uma transformação pessoal de cada um deles, seja no relacionamento familiar, no relacionamento das comunidades. Na escola nós damos essa formação humano-afetiva e teológica para que eles possam conviver harmonicamente nas paróquias e nos trabalhos pastorais”, conclui o diácono.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesna