#Compartilhe

[dropcap]O[/dropcap] Dogma da Assunção de Nossa Senhora foi solenemente proclamado pelo papa Pio XII em 1 de Novembro de 1950, por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus e é celebrada no dia 15 de Agosto. No Brasil se celebra no domingo seguinte, quando a data não cai no domingo.

A Constituição destaca a união indissolúvel entre Maria e Jesus em dupla natureza:

a) Física – acolhendo em seu ventre o Verbo divino e revestindo-o com nossa carne, Maria tornou-se como que a Arca da Nova Aliança, a sede da Presença encarnada de Deus entre nós. Desse modo, repugna pensar que o corpo da Virgem, de tal forma fundido com a humanidade de Cristo em virtude da função biológico-materna, fosse depois separado do Filho, submetendo-se à corrupção do sepulcro.

b) Moral – Maria enquanto nova Eva, ao lado e em dependência do novo Adão (Cristo) participou intimamente da obra redentora do Filho, na luta e na vitória contra o demônio, o pecado e a morte. Assim, como a ressurreição foi o início da salvação operada por Cristo, também era conveniente que a participação de Maria nessa luta fosse coroada pela glorificação de seu corpo virginal. Portanto, a Assunção de Maria; é consequência da união perfeita de Maria com o Filho no campo da fé.

A Assunção significa o definitivo encontro de Maria com seu Filho que a precede na glória. Mãe e Filho vivem um amor e uma união inimaginável. Ela não precisa mais crer em sua divindade, contra todas as aparências. Agora vê a realidade assim como ela é, da filiação e de sua maternidade divina. Aquela que sempre esteve ao lado do filho nesta vida, não foi abandonada por Deus que a escolheu e preparou para conceber, gerar e dar à Luz ao Seu Filho. Ela se tornou a porta de entrada de Jesus Cristo neste mundo e por especial privilégio herdou a graça de estar junto dele em corpo e alma, conforme define a proclamação dogmática, que professa que Maria “terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória do céu”.

assuncao de maria
Assunção da Virgem. 1616. Por Rubens, atualmente nos Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica.

Em 8 de Dezembro de 1854, o Papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, proclama Maria Imaculada Conceição. Este dogma está em estreita ligação com o da Assunção de Maria, pois se coloca como uma das causas para a definição do presente dogma de fé. Para entendermos bem isso, basta que pensemos no que significa a Imaculada Conceição de Maria. Por sua Imaculada Conceição, ela se encontra em uma especial situação, toda particular, única e inteiramente diferente. Ao ser preservada do pecado em vista dos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria é subtraída de toda ação maléfica do demônio sobre sua pessoa. Naturalmente, esta isenção expressa uma misericórdia toda particular de Deus, que a introduz em sua glorificação antecipada da qual até mesmo seu corpo desfruta. Ela não precisa aguardar julgamento algum, pois o julgamento é reservado aos pecadores. Ela já está pronta e pode, assim, contemplar o cumprimento de todas as promessas do Pai, a começar pela Ressurreição, se tornando a primeira beneficiária das virtudes de Cristo Salvador.

A Virgem Imaculada na glória é “sinal de esperança segura e de conforto para o Povo de Deus peregrino” (Lumen Gentium 68). Ela é a “imagem e o começo da Igreja consumada” (LG 68). A Virgem gloriosa é um sinal eloquente do jeito de Deus agir: Ele exalta os humildes (Lc 1,52b; cf. Lc 14,11.18). De fato, ela é a serva (Lc 1,38.48) que foi elevada a Rainha. O Documento da Conferência Latino-americana de Puebla declara que “no corpo glorioso de Maria começa a criação material a ter parte no corpo ressuscitado de Cristo”.

Pe. Valdomiro Rodrigues da Silva
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz
Mestrando em Mariologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Mariana em Roma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.