Logo Pascom oficial
Logotipo oficial da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina (Criação Anderson Queiroz, AD3com).

As alegrias e esperanças da Pastoral da Comunicação

Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo!

A Igreja no Brasil desde o dia 02 de Abril de 2014 está motivando, atualizando e aprofundando os conhecimentos e a importância da comunicação para a vida eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais encontra-se o avanço acelerado das tecnologias. Por isso temos o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99) que propõe e motiva a Igreja ampliar suas relações com a comunidade humana para a promoção de uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade.

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina acredita nessa proposta principalmente porque os processos de comunicação e suas tecnologias se fazem presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, também identificada como sociedade da informação e da comunicação. Essa compreensão de Comunicação e Igreja nos torna capazes de atuar nas mais variadas formas em que acontece hoje a comunicação com a persuasão de que é possível enxergar e iluminar a boa notícia presente na realidade de cada história e no rosto de cada pessoa.

Desse modo, a PASCOM de nossa arquidiocese vem superando expectativas, estipulando novas metas e renovando suas ações e veículos. Estamos com uma nova e especializada equipe para o jornal oficial da Arquidiocese de Londrina, o Jornal da Comunidade. Ao mesmo tempo, renovamos completamente o site de nossa arquidiocese que hoje conta com recursos, artes e categorias avançadas de buscas, informação, interatividade e formação. E estamos fortalecendo com planejamento, formação e tecnologia todos os setores que compõe a PASCOM Arquidiocesana a fim de que toda a comunicação que emerge das comunidades em que as leigas e leigos são os protagonista seja reconhecida e não se oculte as luzes que devem ser colocadas nos lugares mais altos para iluminar todo o ambiente eclesial.

Com o objetivo de oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos vivos permeados pela lógica da Boa Notícia, nossa organização pastoral pretende fortalecer e incentivar a PASCOM paroquial que tanto contribui para a comunhão entre pessoas e pastorais. Atualmente além dos setores e coordenações também contamos com a Coordenação da PASCOM da Província Eclesiástica de Londrina, cujo coordenador é o Anderson Queiroz. Assim poderemos unir e partilhar experiências com as dioceses de nossa província e seus assessores.

Nossa gratidão a todos os padres, religiosos e religiosas e agentes da PASCOM Arquidiocesana e Paroquial. Com essa grande e viva equipe estamos fortalecendo a Pastoral da Comunicação em todos os seus níveis e projetos. Através da força do Espírito Santo, podemos ser testemunhas e comunicadores duma humanidade nova, redimida, até aos confins da terra, conforme nos ensina o Papa Francisco.

Os frutos serão colhidos ao longo do caminho a ser percorrido, com a contribuição de uma Arquidiocese comunicante. Neste Ano Mariano, Nossa Senhora Aparecida interceda pela Pastoral da Comunicação seus desafios e esperanças. Amém!

Dirceu Júnior dos Reis
Assessor da PASCOM da Arquidiocese de Londrina

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina (PASCOM)

Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor