Logo Pascom oficial

O que é Pastoral da Comunicação (PASCOM)? A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange diversas áreas da vida humana, enquanto o universo pastoral está estritamente ligado a missão de evangelizar, comunicar a Boa Notícia. Pastoral é apascentar, pastorear, conduzir. Neste sentido, a PASCOM têm por objetivo ser instrumento de evangelização, de condução do Evangelho.

Não podemos reduzir a PASCOM a um ato tecnológico (meios de comunicação). Ser um membro PASCOM não é somente fotografar, conduzir notícias por sites, jornais ou mídias sociais. Ser um membro da PASCOM é ser um pastor, que evangeliza por meio da comunicação. A comunicação é a via por onde conduzimos a esperança do Evangelho e da Vida Eterna.

As ações comunicativas da PASCOM, seja ela arquidiocesana ou paroquial, só ganham sentido na medida em que elas colaboram com a ação evangelizadora da Igreja em sua totalidade. O grande objetivo da PASCOM é ser formadora de UNIDADE; ela é um elemento articulador/aglutinador da vida e das relações comunitárias de todas às ações pastorais da Igreja.

As abrangências da PASCOM são:

a) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
b) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
c) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
d) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora;
e) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos;
f) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas, nos locais onde não existem profissionais especificadamente designados.

Que na comemoração dos 60 anos de nossa Arquidiocese de Londrina e dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas margens do Rio Paraíba do Sul possamos pedir a intercessão da Virgem Maria por nossa ação pastoral, para que possa ser sempre para à glória de Deus e a santificação dos homens! Amém!

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
Coordenador Arquidiocesano da PASCOM

Download logotipo da PASCOM: Clique aqui (formato PDF e Corel)