Logo Pascom oficial
Logotipo oficial da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina (Criação Anderson Queiroz, AD3com).

As alegrias e esperanças da Pastoral da Comunicação

Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo!

A Igreja no Brasil desde o dia 02 de Abril de 2014 está motivando, atualizando e aprofundando os conhecimentos e a importância da comunicação para a vida eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais encontra-se o avanço acelerado das tecnologias. Por isso temos o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99) que propõe e motiva a Igreja ampliar suas relações com a comunidade humana para a promoção de uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade.

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina acredita nessa proposta principalmente porque os processos de comunicação e suas tecnologias se fazem presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, também identificada como sociedade da informação e da comunicação. Essa compreensão de Comunicação e Igreja nos torna capazes de atuar nas mais variadas formas em que acontece hoje a comunicação com a persuasão de que é possível enxergar e iluminar a boa notícia presente na realidade de cada história e no rosto de cada pessoa.

Desse modo, a PASCOM de nossa arquidiocese vem superando expectativas, estipulando novas metas e renovando suas ações e veículos. Estamos com uma nova e especializada equipe para o jornal oficial da Arquidiocese de Londrina, o Jornal da Comunidade. Ao mesmo tempo, renovamos completamente o site de nossa arquidiocese que hoje conta com recursos, artes e categorias avançadas de buscas, informação, interatividade e formação. E estamos fortalecendo com planejamento, formação e tecnologia todos os setores que compõe a PASCOM Arquidiocesana a fim de que toda a comunicação que emerge das comunidades em que as leigas e leigos são os protagonista seja reconhecida e não se oculte as luzes que devem ser colocadas nos lugares mais altos para iluminar todo o ambiente eclesial.

Com o objetivo de oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos vivos permeados pela lógica da Boa Notícia, nossa organização pastoral pretende fortalecer e incentivar a PASCOM paroquial que tanto contribui para a comunhão entre pessoas e pastorais. Atualmente além dos setores e coordenações também contamos com a Coordenação da PASCOM da Província Eclesiástica de Londrina, cujo coordenador é o Anderson Queiroz. Assim poderemos unir e partilhar experiências com as dioceses de nossa província e seus assessores.

Nossa gratidão a todos os padres, religiosos e religiosas e agentes da PASCOM Arquidiocesana e Paroquial. Com essa grande e viva equipe estamos fortalecendo a Pastoral da Comunicação em todos os seus níveis e projetos. Através da força do Espírito Santo, podemos ser testemunhas e comunicadores duma humanidade nova, redimida, até aos confins da terra, conforme nos ensina o Papa Francisco.

Os frutos serão colhidos ao longo do caminho a ser percorrido, com a contribuição de uma Arquidiocese comunicante. Neste Ano Mariano, Nossa Senhora Aparecida interceda pela Pastoral da Comunicação seus desafios e esperanças. Amém!

Dirceu Júnior dos Reis
Assessor da PASCOM da Arquidiocese de Londrina

 

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina (PASCOM)

Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor
Rua Dom Bosco, 145, Jd Dom Bosco

Telefone: (43) 3371-3141

Assessor: Dirceu Junior dos Reis
Coordenador: Caio Matheus Caldeira da Silva
Secretário: Tiago Queiroz

E-mail: pascom@arquidioceselondrina.com.br

Facebook: @pascomlondrina

 

Download logotipo da PASCOM: Clique aqui (formato PDF e Corel)