Entre os dias 18 a 20 de agosto de 2017, na cidade de Joinville (SC), no Complexo Expoville, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Arquidiocese de Londrina participou do 11º Muticom (Mutirão Brasileiro de Comunicação) com o tema: educar para a comunicação.

O presente evento teve como objetivo ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como auxiliar e promotora da leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias. Esse evento contribuiu para à assistência do uso das novas tecnologias e também na formação do senso crítico para evitar a manipulação e auxiliar na compreensão do verdadeiro potencial da comunicação e de cada meio de comunicação religioso.

Foi promovido e organizado pela CNBB (Sul 4) e pela Diocese de Joinville. Participaram do evento o assessor eclesiástico, Diácono Dirceu Júnior dos Reis, o Coordenador Arquidiocesano, Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva e, o Secretário, Tiago Queiroz, ambos da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. O 11º Muticom contou com presenças marcantes entre seus palestrantes, entre eles: Monsenhor Dario Viganó, Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, que fez a palestra de abertura com o tema: “A comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco”; Ricardo Von Dorff, Jornalista da TV Globo (Programa Globo Repórter Brasil), que participou de coberturas como a do Furacão Catrina (2004), e a tragédia dos deslizamentos no Vale do Itajaí (2008), abordou em sua palestra sua experiência como jornalista; Irmã Helena Corazza, jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela USP, que abordou o tema: “Educomunicação: a formação pastoral na cultura digital” entre outros palestrantes como Dom Darci Nicioli, C.Ss.R (Bispo Referencial para a Comunicação) e Dom Francisco Carlos Bach (Bispo Diocesano de Joinville).

Durante o evento os participantes também tiveram a oportunidade de participarem de oficinas para o aprimoramento comunicacional, como: oratória, assessoria de imprensa, leitura crítica dos meios de comunicação, media training, programação informativa no rádio, comunicação católica, fotografia: imagem que evangeliza, as novas mídias e a evangelização, informativo diocesano, uso de aplicativos na evangelização entre outros. O 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação foi uma oportunidade para o crescimento e aprimoramento da comunicação católica no Brasil por meio da formação e atualização dos mais variados agentes que realizam a evangelizam pelos meios de comunicação católicos.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
Coordenador da PASCOM Arquidiocesana