Paróquias

Paróquia Santo Antônio (Warta)

Decanato Ibiporã - Londrina/PR

Pároco

Pe. Rodrigo Riveira

Contatos

(43) 3398-4230
[email protected]

Endereço

Praça Pe. Aurélio Basso, 76 – 86105-000 – Londrina/Paraná

Horários

Horários das Missa (matriz)

Quarta-feira 19h30
Sábado 19h00
Domingo 9h00

Horários de confissões:

Horários marcados com a secretária

Datas dos encontros ECC, Jovens:

Encontro adolescentes A.S.C (Adolescentes seguidores de Cristo)
Sábado ás 17h00

Encontro Jovens J.U.C (Jovens Unidos em Cristo)
Domingo ás 19h00

Capelas

Comunidade São Miguel Arcanjo - Heimtal

Missas :

Domingo 10h00

Quinta-feira 19h30 com exceção da 1° do mês que é Dia da Palavra


Comunidade Santo Antônio ( Fazenda Piza )

3ª Sexta-feira do Mês ás 20h00

Pastorais

Assessoria ao Matrimônio;
Catequese;
Conferência Vicentina;
Curso de Noivos;
C.C.;
Grupo de Adolescentes;
Grupo de Oração Jovem;
Grupos de Reflexão;
Liturgia e Canto;
Mãe Peregrina;
Ministros da Comunidade;
Pastoral do Batismo;
Pastoral do Dízimo;
Pastoral dos Coroinhas.

História

A primeira missa na igreja matriz de Warta, ainda em construção, foi rezada pelo Pe. Tarcísio Fracchinello, xaveriano, pároco da Vila Nova em Londrina, da qual dependia a capela de Warta, antes de tornar-se paróquia. A continuação das obras da igreja de Warta foi realizado com grandes dificuldades, mas contando sempre com a generosidade dos moradores, aos poucos pode ser concluída e muitas vezes reformada, melhorando e é motivo de orgulho para os moradores e principalmente para os antigos pioneiros.

A Paróquia de Santo Antônio de Warta foi criada no dia 24 de setembro de 1957, pelo então bispo Dom Geraldo Fernandes.

Os livros de batizados começam em 12 de maio de 1957, quando o Pe. João Tonetto chegou e ficou morando na sacristia da matriz. Logo o povo construiu atrás da igreja uma pequena casa paroquial em madeira com 2 quartos, um estúdio, cozinha e banheiro com água encanada  e luz elétrica. Mais tarde Pe. Aurélio Basso construiu a atual casa paroquial em alvenaria que também sofreu várias reformas para melhor acolher os párocos.

Destacou-se na construção do salão paroquial, obra feita durante o ano de 1965 e 1966, quando o então pároco Reinaldo Semprebom, com sua breve estada muito marcou essa comunidade.

A comunidade de Warta teve muita sorte de contar com padres que souberam cumprir bem sua missão. Um em especial que marcou muita essa comunidade foi Pe. Francisco Sozzi, o qual realizou grandes obras como o Centro Catequético que tanto serve a essa comunidade, sendo que durante anos serviu como salas de aula para a escola local, pois a mesma se tornara pequena. Várias reformas urgentes foram realizadas na igreja pelo Pe. Francisco, assim como o bom relacionamento com a comunidade onde é sempre bem recebido.

De 1957 a 1961, anos de grandes colheitas de café, a comissão da igreja comprou um órgão para a igreja, os vitrais coloridos dos santos apóstolos da Igreja foram doados por algumas famílias, os nomes das mesmas estão lá gravadas.