Prestes a serem ordenados sacerdotes no primeiro semestre do ano que vem, seis diáconos transitórios, e um seminarista do ano de síntese pastoral, fizeram, nos dias 16 a 19 de novembro, estágio na Mitra Arquidiocesana de Londrina, onde se concentra o trabalho administrativo e institucional da arquidiocese. Nessa semana, eles passaram pelos setores Administrativo, Recursos Humanos, Financeiro, Contábil, Patrimônio, Ação Evangelizadora, Chancelaria, Comunicação, Arcebispado, Recepção, Limpeza e Catequese. Além de conhecer o trabalho e os colaboradores da mitra, o objetivo maior foi a humanização, explica o administrador da mitra, Bruno Paz. “Saber que o funcionário da mitra tem um nome e o seminarista tem um nome.”

Isso é importante, explica Bruno, porque tudo que eles farão nas paróquias, como futuros párocos ou vigários, precisarão do auxílio dos diversos setores da mitra. “Eles saberão quem são as pessoas que podem ajudá-los. E para os funcionários também saberem quem são as pessoas que serão ordenadas. Então mais do que o conhecimento, o enfoque foi nesse processo de humanização, tanto da nossa parte quanto deles”, destaca.

O estágio na mitra encerra o curso de gestão eclesial que os diáconos Alex Aparecido Barboza, Elizeu Bonfim de Souza, Glauber Gualberto, Paulo Ricardo Batista, Renato Aparecido Ferraz Pelisson e Rodrigo Nunes dos Santos, e o seminarista Juniar Aparecido Padilha fizeram durante todo o ano de 2021.

Segundo o diácono Renato Aparecido Ferraz Pelisson, a experiência do estágio nos diversos setores da mitra propiciou a sensação de que eles, como futuros padres, não estarão sozinho e não trabalharão sozinhos no seu ministério, “que vamos ter um apoio. Quando nós estamos no seminário não sabemos disso, isso precisa ficar bem claro. A mitra não trabalha sozinha e as paróquias também, essa semana mostrou isso”. “É aquilo que sempre falamos, por trás dos papeis, há sempre pessoas. Existe um mecanismo, mas por trás existe uma pessoa, com sua história, com seus altos e baixos, seus recomeços”, finaliza o diácono.

Pascom Arquidiocesana