Arcebispo Metropolitano

Dom Geremias 5 arcebispo

Arcebispo Metropolitano de Londrina

Dom Geremias Steinmetz (5º Arcebispo)

Dom Geremias nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR). Em 1977 entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, em Palmas (PR). No dia 9 de fevereiro de 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre por dom Agostinho José Sartori.

No exercício do ministério sacerdotal na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas; Reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, membro do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Formadores e Colégio de Consultores. Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, Itália.

Foi ordenado bispo em 25 de março de 2011, com o lema episcopal “In Fractione Panis” (Na fração do pão). Tomou posse na Diocese de Paranavaí (PR) em 9 de abril de 2011. Enquanto bispo de Paranavaí foi eleito vice-presidente do Regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Cáritas Regional.

No dia 14 de junho de 2017 o Papa Francisco nomeou Dom Geremias Steinmetz como Arcebispo da Arquidiocese de Londrina, transferindo-o da Diocese de Paranavaí. Em 12 de agosto de 2017, Dom Geremias tomou posse como quinto arcebispo de Londrina.

À frente da Arquidiocese de Londrina, foi eleito, em 2019, presidente do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), tomando posse em 10 de maio de 2019.

Dom Geremias é membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB
e bispo referencial regional da Cáritas, da Pastoral do Migrante e da Comissão Pastoral da Terra.

Publicação atualizada em 10/05/2018
Foto: Chico Senra