#Compartilhe

Durante 31 dias, de todos os cantos do Paraná, serão elevadas orações pelas vocações 

O mês de agosto, na Igreja, é dedicado às vocações. É um tempo em que, de forma mais intensa, as vocações são celebradas e promovidas. Diversas iniciativas celebrativas, orantes e eventos dão visibilidade às vocações específicas: ao ministério ordenado, ao matrimônio, à vida consagrada religiosa e à vida laical.   

Dentro desse contexto, neste ano, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Pastoral Vocacional (PV) do Paraná, prepararam a “1ª Jornada de Oração pelas Vocações”. Durante os 31 dias do mês de agosto, o terço vocacional será rezado nas paróquias, comunidades, seminários e casas religiosas. Cada uma das 18 dioceses do Paraná e as duas Eparquias Ucranianas comprometeram-se em criar uma escala, de modo que, em cada dia um grupo fique responsável pela oração.   

A iniciativa está em sintonia com o caminho sinodal, proposto pelo Papa Francisco à Igreja. As mais de 900 paróquias em todo Paraná vão estar unidas, em oração, na mesma intenção que brota do Evangelho: “Enviai, Senhor, operários para a vossa messe” (cf. Mt 9,37).  

Para dinamizar a realização dessa Jornada, a equipe do SAV/PV Regional preparou um subsídio com meditações vocacionais para todos os mistérios do terço. O subsídio está disponível para download no site do Regional Sul 2 da CNBB (clique aqui para acessar). No vídeo abaixo, o assessor regional do SAV/PV no Paraná, padre Marcelo Ribeiro da Silva, conta como será realizada a Jornada.  

O bispo de Foz do Iguaçu (PR) e referencial para o SAV/PV no Paraná, gravou um vídeo para motivar o Regional a participar da Jornada de Oração pelas vocações. “Desse modo nós estaremos todos os dias do mês, nas dioceses e nas comunidades, rezando, pedindo ao Senhor que envie operários para a sua messe. Essa messe tão bela que precisa de santos e santas, operários e operárias para anunciar o Reino e proclamar a beleza da Salvação. Vamos juntos nos colocar em oração!”, disse o bispo.

A preparação das dioceses

A diocese de Jacarezinho já divulgou nas redes sociais o cronograma para os 31 dias de oração, distribuídos entre todas as suas paróquias e instituições. Também na diocese de Apucarana, já foi preparada uma escala para a oração nas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos. Com um vídeo, o assessor regional, padre Leandro, motivou todos a participarem (clique aqui para assistir).  A diocese de Umuarama também já divulgou a escala das paróquias responsáveis pela oração a cada dia.

Esses são alguns exemplos do que está acontecendo em todas as dioceses do Paraná, na preparação e articulação para viver esse mês vocacional. “É sentido o empenho das dioceses no processo de preparação da “1ª Jornada Regional de Oração pelas Vocações”. Além das paróquias, também haverá uma articulação entre os seminários diocesanos e a Vida Religiosa. Tudo isso demonstra o interesse, o amor e o ânimo que motiva o trabalho de oração, de promoção e de acompanhamento das vocações no Paraná”, disse o padre Marcelo.

O SAV/PV também está motivando os grupos que participarem da Jornada de oração a compartilharem fotos e postarem nas redes sociais, marcando o perfil @cnbbsul2 ou enviando para o e-mail: imprensa@cnbbs2.org.br . As fotos serão compartilhadas numa galeria no site da CNBB Sul 2 (clique aqui para acessar).  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.