#Compartilhe

Confirmar na fé em Jesus Cristo, a serviço e em diálogo

Entre os dias 7 e 9 de julho, o arcebispo dom Geremias Steinmetz realizou mais uma de suas visitas pastorais a paróquia da arquidiocese. Durante esses dias, o arcebispo percorreu o território da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Porecatu (PR), a cerca de 90 km de Londrina, acompanhado do pároco padre Isaac Aguiar Luz.

Nos encontros com os diversos grupos paroquiais e sociais que o arcebispo foi tendo ao logo desses dias, ele explicou o objetivo da visita pastoral: confirmar o povo na fé em Jesus, tanto para os que estão dentro da Igreja como para os que estão fora, se colocando a serviço e em diálogo com a sociedade. “Igreja em diálogo, por isso falamos com juiz, promotores, Conselho Tutelar… Nos momentos de diálogo pude falar do Evangelho, pude falar da Doutrina Social dea Igreja. À tarde, encontro com prefeito, vereadores, secretários, professores. Momento de entender melhor a cidade de Porecatu”, explicou dom Geremias aos jovens reunidos na paróquia no sábado, dia 9.

O arcebispo explicou as duas dimensões da visita: ad intra (para dentro da Igreja)e ad extra (para fora da Igreja). “Olhando para nós mesmos, como está a Igreja de Porecatu, como vai o relacionamento com o padre, com os grupos entre si, como vai a catequese, liturgia… Ad intra, olhando para dentro da Igreja”, explicou.

E ad extra, um olhar para fora da Igreja, para a sociedade. “O Concílio Vaticano II diz que a Igreja está sempre a serviço e em diálogo. A serviço: quais as atitudes privilegiadas que a Igreja tem com a sociedade que é próprio da Igreja? … Catequese é um serviço. A liturgia bem feita, bem celebrada, bem cantada, em que as pessoas possam se encontrar, isso é um serviço. O padre também coloca-se a serviço.”

Para estar em diálogo com a sociedade, dom Geremias destacou que é preciso conhecer bem o evangelho, o argumento central de quem evangeliza. “Então é preciso entender bem a fé,ter clareza de ideias e saber o que vai falar para evangelizar e dialogar.”

Programação

O primeiro compromisso em Porecatu foi um encontro e café da manhã com funcionários da paróquia. Em seguida, dom Geremias conheceu as estruturas da paróquia, templo, secretaria e o Colégio Diocesano João Paulo I, localizado ao lado da Igreja. O colégio foi fundado em 1952 pelo padre Calógero Gaziano, missionário do PIME e primeiro pároco de Porecatu.  Segundo a direção da escola, dom Geremias foi o primeiro bispo a visitar o colégio, que conta com quase 200 alunos dos ensinos fundamental e médio. No colégio, o arcebispo visitou a capela construída pelo padre Calógero. A capela é toda em madeira e o piso feito de sobras de carteira.

No dia 7, dom Geremias também conheceu as capelas urbanas de Porecatu: São José Operário, Imaculado Coração de Maria e Nossa Senhora Auxiliadora, esta última está em reforma para manutenção do telhado.

Visita ao asilo

A primeira missa de dom Geremias em Porecatu durante a visita pastoral foi com os idosos do Lar Padre Calógero. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e pode ser acessada pelo link: https://fb.watch/ednOneCAzv/.

O arcebispo explicou aos internos, funcionários e voluntários a sua presença ali em visita pastoral e o seu objetivo de estar em contato com o povo, não só de dentro da Igreja, mas da sociedade, e confirmá-lo na fé. “Nosso agradecimento não só ao padre Isaac, aos seus colaboradores, mas também às pessoas de Porecatu, nos seus diferentes credos, modos de ver, mas que se colocam em unidade, a serviço, para que nossos idosos possam ser acolhidos…, para que assim as pessoas possam entender o quanto Deus continua a fazer pelo seu povo. Que mais uma vez possamos ser gratos a Deus pelo trabalho que aqui se desenvolve e que Deus continue derramando suas bênçãos”, falou dom Geremias.

À noite, dom Geremias conduziu o Dia da Palavra com os Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) na paróquia. A transmissão pode ser acessada no link: https://fb.watch/edoqakI7Mz/. Em seguida se reuniu com os membros do Conselho Econômico.

Segundo dia de visita

Na sexta-feira, 8 de julho, dom Geremias começou o dia de visitas com um encontro com os representantes do poder Judiciário de Porecatu e do Conselho Comunitário no Projeto Crescendo em Cidadania, onde apenados do regime semiaberto e menores infratores pagam parte da pena na horta comunitária, cuja produção de verduras e legumes é destinada a atender instituições assistenciais e famílias carentes do município. Parte da produção é vendida para a manutenção do projeto. Dom Geremias também conheceu o prédio do Conselho Tutelar e os funcionários que ali trabalham e o Núcleo de Educação, dando a bênção aos professores e funcionários.

Ainda pela manhã, o arcebispo visitou o acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no território atendido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ali, dom Geremias conheceu o trabalho realizado na escola Itinerante, assim como os projetos escolares desenvolvidos por crianças e adolescentes. Dom Geremias conheceu também as lavouras agroecológicas e orgânicas onde foram produzidos alimentos doados para famílias carentes de Londrina e região durante a pandemia.

Escolas

À tarde, dom Geremias foi recebido em uma sessão solene no Centro Social pelos representantes dos poderes executivo e legislativo de Porecatu, também membros do Núcleo de Educação, diretores de escolas municipais, estaduais e particulares, Secretaria de Saúde, Conselho e Associação Comercial. Com direito a Hino Nacional Brasileiro e Hino de Porecatu, a reunião contou com apresentações das crianças de diversas escolas e discurso de autoridades civis.

À noite, dom Geremias celebrou a Santa Missa com as participantes do Terço das Mulheres e se reuniu com os representantes das pastorais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Cada coordenador apresentou ao arcebispo as atividades desenvolvidas pela pastoral, especialmente no tempo de pandemia e as perspectivas futuras. Dom Geremias também respondeu as dúvidas dos fiéis sobre questões pastorais.

Último dia de visita

A programação do sábado, último dia de visita pastoral começou cedo, às 6h20 da manhã dom Geremias participou do Terço dos Homens, em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida, na praça da igreja, seguido do famoso cafezinho. Dom Geremias também levou sua mensagem e sua bênção aos catequistas reunidos na paróquia e depois falou aos ouvintes da Rádio Atlântica FM, acompanhado do padre Isaac e do coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial, Benedito Maurício Agostinho. A transmissão ao vivo da entrevista pode ser acessada pelo link: https://www.facebook.com/atlantica.locucao.9/videos/874190243539160

Porto das Águas e reunião com os jovens

A tarde do sábado começou com visita e bênção à Capela Ecumênica do Condomínio Porto das Águas. Em seguida, dom Geremias se reuniu com jovens e adolescentes dos grupos de oração da paróquia.

Diante dos desafios que os jovens apresentaram, dom Geremias destacou a importância de se zelar por boas relações. Pois às vezes o grupo faz ações bacanas, mas descuida das relações entre as pessoas. “O ser humano não é só corpo e alma, o ser humano é corpo, alma e relação”, falou.

Citando os vários locais por onde esteve, o arcebispo falou da alegria em estar com os jovens e adolescentes de Porecatu e falou da importância da atuação. “O Papa Francisco diz que hoje, nem mesmo nos ambientes eclesiais, a gente pode supor o conhecimento de Jesus Cristo. O que ele diz é que muitos católicos, frequentadores, não conhecem Jesus e, portanto, não o seguem.” Diante desse cenário, aponta dom Geremias, a missão é fazê-Lo conhecido.

Depois da sua fala, o arcebispo respondeu às perguntas dos jovens, que se colocaram à disposição do arcebispo e da Igreja para aquilo que for necessário.

Encerramento

A última atividade da visita pastoral foi a Santa Missa com toda a comunidade. A missa foi transmitida ao vivo pela pascom paroquial: https://www.facebook.com/arquidiocesedelondrina/videos/718834012558736

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocese

Fotos Tiago Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.