A Catequese de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal na Arquidiocese de Londrina está caminhando e tornando-se uma realidade muito bonita e inspiradora nas paróquias e comunidades que assumiram com empenho o novo itinerário: No caminho com Jesus.

Após dois anos de pandemia, todo o material da Catequese de Iniciação à Vida Cristã foi organizado, confeccionado e estudado em todos os decanatos de nossa arquidiocese, muitas formações ocorreram para entender esse método, catequistas, sob a inspiração divina, assumiram esse grande desafio de “mudar” e as turmas de crianças e adolescentes iniciadas em agosto de 2019 passaram a trilhar esse caminho de formação cristã plena, tendo a Palavra de Deus como principal material de estudo. Os grupos de catequese que iniciaram em 2019 com o novo itinerário proposto pela arquidiocese já estão, nesta Quaresma, vivendo o terceiro tempo, chamado de Purificação e Iluminação.

O tempo de Iluminação e Purificação vivido nesta Quaresma é como um grande retiro de preparação para a recepção dos Sacramentos de Iniciação Cristã no próximo Tempo Pascal para as paróquias e comunidades que estão seguindo este itinerário junto com os jovens e adolescentes e suas famílias. São bonitas e significativas as experiências, pois em cada domingo da Quaresma é realizado um rito dentro das celebrações comunitárias. Aconteceu o Rito da Eleição, os três escrutínios com as bênçãos especiais de renúncia a todo tipo de mal e de tentações, onde toda a comunidade reunida reza pelos catequizandos que receberão os Sacramentos, para que sejam perseverantes na fé e no testemunho cristão. E toda a comunidade cristã se enriquece e cresce neste processo de preparação para a Páscoa do Senhor e renova seus compromissos cristãos.

É muito gratificante ver como cada paróquia e comunidade assumiu esse novo itinerário e o mais bonito é observar como cada comunidade prepara e organiza esse tempo de purificação e iluminação com seus ritos e celebrações conforme a sua própria realidade. Uma atenção especial é dada à ambientação, preparação dos elementos necessários, o trabalho incansável dos catequistas, o envolvimento ativo dos catequizandos, famílias, padrinhos, dos diferentes serviços e ministérios litúrgicos e de toda a comunidade que participa ativamente da vida comunitária. É toda a comunidade cristã que se enriquece e cresce.

O que parecia ser algo tão difícil, tão complicado, está se tornando uma realidade perceptível nos registros e vivenciados comunitariamente. Desejamos que isso aos poucos possa ser vivenciado em todas as paróquias e comunidades da nossa arquidiocese, pois somos discípulos missionários de Jesus e mesmo que a fadiga nos alcance, precisamos seguir firmes no chamado realizado por Ele em nosso batismo, pois “Aquele que nos chamou é fiel!”

Veja abaixo fotos das experiências paroquiais com a IVC.

Coordenação Arquidiocesana da Animação Bíblico Catequética