No dia 4 de abril, foi realizada a primeira assembleia do Decanato Centro abordando a temática do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade. O encontro foi na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo e teve a participação de cerca de 70 pessoas, entre padres, diáconos, religiosas e leigos.

O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, o padre Rafael Solano, cura da Catedral Metropolitana, trabalhou com os participantes sobre a dimensão teológica do sínodo em cinco pontos: fase da escuta, fase de integrar, fase de dinamizar, fase de atualizar e a espiritualidade sinodal.

Em seguida, padre Marcio França, pároco da Nossa Senhora Rainha do Universo, tratou sobre a dimensão canônica e jurídica do sínodo: os fiéis e leigos que confluem para o bem da Igreja e para o anúncio do Evangelho.

Segundo o decano, padre Marcelo Gomes, pároco da Nossa Senhora das Graças, foi um encontro muito rico, de trocas e vivências. Os demais padres do decanato também puderam dar a sua palavra, assim como os diáconos e todo povo. “Visto que no nosso decanato, a maioria dos padres chegamos ou um pouco antes da pandemia ou depois da pandemia, é o primeiro momento que tivemos de estar juntos, foi um encontro muito bonito.”

Comunhão, participação e missão são as três palavras, próprias do sínodo, que, segundo o padre, o decanato está buscando marcar os seus trabalhos. “Nós queremos dar esse pontapé no nosso decanato para poder crescer cada vez mais e sermos uma Igreja anunciadora, uma Igreja fraterna, uma Igreja de comunhão, uma Igreja que seja junto entre si e com as realidades do mundo”, finaliza o padre.

Pascom Arquidiocesana