De hoje a sábado, o arcebispo dom Geremias Steinmetz realiza visita pastoral à Paróquia São José de Jaguapitã. Durante os três dias, de 31 de março a 2 de abril, o arcebispo acompanhará um pouco a rotina da paróquia e da cidade, com visitas a movimentos e pastorais, escolas, hospitais, instituições e órgãos civis, etc.

O evento retoma as visitas que dom Geremias iniciou em 2019, interrompidas em 2020 por causa da pandemia. Em 2019, o arcebispo esteve nas paróquias de Centenário do Sul, de Rolândia, de Cambé e na Catedral. “Agora em 2022 estamos recomeçando aqui em Jaguapitã onde deveríamos ter feito lá em 2020 ao redor da festa de São José, mas devido a pandemia não foi possível”, explicou.

Dom Geremias fala que a visita pastoral é um momento importante na vida da paróquia, no relacionamento da paróquia com o bispo e do bispo com a paróquia. “Não só com a paróquia mas com a cidade como um todo, porque a visita pastoral se preocupa em primeiro lugar com um olhar sobre o trabalho da paróquia, quer dizer, catequese, movimentos, ministérios, a questão da evangelização, da liturgia e dos trabalhos que afinal de contas acontecem numa a paróquia. Mas ao mesmo tempo a visita pastoral se dirige à sociedade como um todo.”

Quinta-feira
Neste dia 31 de março, a visita começou pelo Fórum de Jaguapitã. Dom Geremias conversou com a promotora Amanda Ribeiro dos Santos e a juíza Danielle Serigati Valasquim sobre a situação da justiça na cidade, as dificuldades enfrentadas e como a Igreja pode ser uma aliada nos serviços. Questões como a violência de menores e a violência doméstica, que tem como uma das causas o alcoolismo, estiveram no centro das discussões. Muitas dessas situações foram potencializadas pela pandemia.

Diante dessa temática, o padre Jaime Botero Gallo, pároco da São José, destacou o trabalho da Pastoral da Sobriedade, que está sendo iniciado na paróquia com o objetivo de fazer um trabalho integral com dependentes e suas famílias.

Segundo a juíza a sociedade precisa ter um olhar para a vítima, mas também para o agressor, para que exista ação de conscientização e prevenção, que não pense apenas na punição, mas que evite também o delito. E um trabalho com a comunidade para que as pessoas saibam como agir e denunciem casos de violência e abuso.

Em seguida, o arcebispo conheceu a Unidade Básica de Saúde Dona Hiuta, visitou todas as alas da unidade e o funcionamento do posto, onde trabalham cerca de 20 pessoas. Ali, dom Geremias conversou com usuários e agentes do município.

Escolas

Na Escola Estadual Dr. Waldemiro Pedroso, aos professores reunidos, a diretora Marta Betanes da Silva falou da alegria em receber uma visita diferente, desta vez uma visita pastoral, não pedagógica como está acostumada. “Os professores caminharam esses dois anos de pandemia e foram os grandes protagonistas para que a educação não caísse. Foi necessário muito esforço deles, muita dedicação”, fala Marta, destacando que a visita do bispo traz uma motivação para o trabalho: a volta para a luz que é Jesus. “Todo mundo que passou por esses momentos de angústia, com certeza, buscou a luz de Jesus nas suas igrejas e o bispo hoje traz a sua mensagem de que a espiritualidade é também o que mantém o ser humano saudável emocional e espiritualmente.”

A diretora explica que as aulas on-line possibilitaram que os professores adentrasse à casa e à realidade dos alunos. “O professor teve a oportunidade de ver várias realidades. O aluno falou durante a aula: ‘professor, pera aí que meu irmãozinho tá chorando eu tenho que dar leite pra ele. A minha mãe tá trabalhando, a creche tá fechada, eu tenho que cuidar dele’. ‘Professor, espera um pouquinho que minha vó tá me chamando que eu tenho que ir na padaria comprar pão porque não tem ninguém pra fazer isso’. Então durante esse período de muito estudo dos alunos da rede estadual, ao mesmo tempo o professor também pode ver os contextos, analisar os contextos, e conhecer um pouco mais dessa realidade que não foi fácil. Foi uma luta árdua e constante e graças a Deus nesses dois anos conseguimos colher frutos e hoje a escola está aí com os alunos todos presentes”, finaliza.

Na Escola Municipal Paulo Freire, dom Geremias refletiu com os professores sobre a Campanha da Fraternidade, que trata neste ano da educação. Na atitude de Jesus no evangelho da mulher pecadora, percebe-se uma metodologia de Jesus de educar e de corrigir quem erra. “A CF é um diálogo com a sociedade, uma fé que tem uma incidência na sociedade. E a visita pastoral também tem esse desejo de reapresentar a fé. Quando falamos fé queremos apresentar Jesus Cristo. Uma fé que nos anima pessoalmente, nos santifica pessoalmente e faz com que a gente construa um mundo melhor”, conclui.

Nesta tarde, dom Geremias também conheceu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaguapitã, que atende 67 alunos com as mais diversas deficiências, o Hospital Municipal, e a sede da Pastoral da Criança, localizada ao lado da igreja São José. Para encerrar o dia de visita pastoral, o arcebispo teve um encontro com os Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR), quando conversou com e respondeu as dúvidas dos fiéis.

Assista à transmissão do encontro do encontro de dom Geremias com os GBR:

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana