O Setor Juvenil da Arquidiocese de Londrina expressa publicamente uma profunda ação de graças pelos grupos de adolescentes e jovens. Nesses últimos dois anos foram muitos desafios para que a evangelização da juventude fosse forte, perseverante, inteligente e criativa. Por isso, a necessidade dessa ação de graças.

Em 06 de dezembro desse ano o Papa Francisco, durante sua visita à Grécia, teve um bonito encontro com os jovens em Atenas. E, nesse encontro, as palavras do santo padre ecoaram em muitos corações, inclusive nos corações dos adolescentes e jovens da Igreja de Londrina: “O sentido da vida não é ficar na praia, à espera que o vento traga novidades. A salvação está em fazer-se ao mar, está no ímpeto, na busca, em ir no encalço dos sonhos: sonhos reais, sonhos com os olhos abertos, que supõem fadiga, luta, ventos contrários, tempestades repentinas. Por favor, não vos deixeis paralisar pelos medos, mas sonhai em grande. E sonhai juntos”, disse o papa.

Mesmo diante das incertezas, dos medos e preocupações trazidas pela pandemia, os (as) coordenadores (as) com seus ministérios, grupos e serviços seguiram adiante numa caminhada sustenta por uma raiz insubstituível, a oração. Nesse sentido, o papa disse aos jovens: “Próprio dos jovens é reagir: quando se sentem sozinhos, abrir-se; quando vem a tentação de se fechar, procurar os outros, treinar-se nesta ‘ginástica da alma’”.

No segundo semestre desse 2021, assim que autorizados, aos poucos os grupos de adolescentes e jovens retomaram seus encontros presenciais. Na sua maioria fragilizados, dispersos e confusos com o calendário, com o carisma e com o futuro. Mas o amor de Deus por cada adolescente e por cada jovem foi capaz de responder, acalmar e iluminar. “Isto é o âmago da fé: somos filhos amados de Deus! Filhos amados: temos um Pai que olha por nós sem nunca cessar de amar-nos. Pensemos nisto: seja o que for que tu penses ou faças, mesmo que fossem as coisas piores, Deus continua a amar-te. Gostaria que isto ficasse bem claro para vós: Deus não Se cansa de amar, ” disse o papa aos jovens em Atenas.

Desse modo, são coerentes os louvores ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Arquidiocese de Londrina, louvores pela vida, pela fé e pelo testemunho dos adolescentes e jovens. Eles, em suas comunidades paroquiais perseveram na caminhada e pela proximidade com os irmãos, com os padres, suas famílias e principalmente com Cristo a vida é iluminada e transformada. Para o papa Francisco, “Deus faz-Se compreender pela proximidade, acompanhando-nos no caminho da vida. Conhecer Jesus é a essência da nossa fé”.

Que neste Natal do Senhor os adolescentes e jovens sintam-se maravilhados pela beleza da Igreja e pela grandeza do amor de Deus por cada um. “Deixemo-nos maravilhar pelo amor de Deus. Voltaremos a descobrir-nos a nós mesmos; não o que dizem de nós nem aquilo que suscitam em nós os impulsos do momento; não aquilo que os reclames publicitários nos impingem, mas a nossa verdade mais profunda, aquela que Deus vê, aquela em que Ele crê: a beleza irrepetível que somos” ensina o papa.

E que as palavras do santo padre aos jovens em Atenas tragam o sabor da esperança aos corações e alimente a perseverança nesse ano que em breve se inicia. Aos jovens e seus familiares um Feliz Natal!

Setor Juvenil
Arquidiocese de Londrina