Na quarta-feira,  dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Paróquia São José Operário, Decanato Oeste, durante solene liturgia, encerrou o Ano de São José. Convocado pelo Papa Francisco em 8 de dezembro de 2020, o Ano de São José celebrou os 150 anos em que José é reconhecido como patrono universal da Igreja.

“A Igreja invoca São José como seu patrono e protetor por meio de uma confiança inabalável de que ele, a quem Cristo desejou confiar o cuidado e a proteção de sua própria infância humana e frágil, continuará desempenhando do Céu sua tarefa protetora, a fim de guiar e defender o Corpo Místico do mesmo Cristo, o qual está sempre fraco, sempre sob ataque, sempre em estado de perigo,” disse o Papa São Paulo VI.

Para a Paróquia São José Operário esse ano foi um tempo de crescimento pastoral, humano e espiritual. Estudar, rezar e contemplar a figura de São José alimentou no coração dos fiéis devotos as mesmas virtudes encontradas no esposo da Virgem Maria: a obediência, a coragem e a perseverança. Na paróquia se intensificaram os momentos e os ambientes de devoção por meio do dia devocional, a caridade se fortaleceu por meio do atendimento das famílias que precisam de alimentos e remédios, o dízimo cresceu como expressão de partilha e responsabilidade, as estruturas de evangelização e atendimentos foram ampliadas e renovadas. Muitos são os sinais e os frutos dessa caminhada espiritual a partir de José, pai de Jesus.

Santa Teresa d’Avila disse: “Os que são devotos à oração devem, de maneira especial, estimar a devoção a São José. Não conheço ninguém que possa pensar sobre os sofrimentos, as provações e as tribulações que a Rainha dos Anjos suportou enquanto cuidava de Jesus em sua infância sem ao mesmo tempo agradecer a São José pelos serviços que ele prestou à Divina Criança e a sua Santíssima Mãe”.

A Santa Missa de encerramento do ano jubilar foi presidida pelo pároco padre Dirceu Reis, que em sua homilia destacou o ensinamento de José para os tempos atuais: “Mesmo sem nenhuma palavra na Sagrada Escritura, José não se torna menos importante na história. Pelo contrário, o homem do silêncio, nos ensina que a vida de oração exige o silêncio do coração, para que assim se possa ouvir e responder aos planos de Deus”.

A Paróquia São José Operário com fidelidade e intensidade celebrou esse ano dedicado ao padroeiro. O Ano Jubilar se encerra e inicia a missão de uma comunidade cada vez mais sintonizada com o seu padroeiro, São José. A prece para que todas as lideranças, todas as famílias, pastorais e movimentos se abram para o grande ensinamento de São José: servir com alegria, perseverança, coragem e esperança.

“Todos os cristãos pertencem a São José, porque Jesus e Maria pertencem a ele.” São Leonardo de Porto Maurício

Pascom Paroquial

Fotos: Terumi Sakai