No encerramento das comemorações do Jubileu de Prata da Paróquia Santa Rita de Cássia, Decanato Leste, no dia 27 de novembro foi celebrada a benção do bosque ao lado da igreja e dos quadros com os bispos e padres que passaram pela comunidade. Com a presença de membros de pastorais da paróquia, foram abençoadas 25 árvores, cada uma delas recebeu o nome da pastoral que ficará responsável pela sua manutenção, ressaltando a dimensão e responsabilidade com a Casa Comum e a região que estão situados.

As árvores escolhidas foram 10 Camélias e 15 Ipês-Rosa, representando os 25 anos de criação da paróquia, que visa promover harmonia e beleza para todos os membros da região.

Nesta celebração, a Liturgia da Palavra de Deus lembrou que a natureza possui uma dimensão importante para a fé cristã, retomando o livro de Gênesis (1, 10-11), Deus criou as árvores e as vegetações, e viu que era bom.

A dimensão ecológica tem sido muito ressaltada em documentos do Papa Francisco, como a encíclica Ladauto Si. Como nos diz o Santo Padre: “A criação pertence à ordem do amor. O amor de Deus é a razão fundamental de toda a criação” (Ladauto Si, 77).

Além da dimensão social e ecológica, a promoção da memória e da história da comunidade é o que motiva a benção dos quadros dos bispos e párocos que por ali passaram. Na entrada da secretaria, foi afixado uma fotografia e dados históricos relativos aos cinco arcebispos de Londrina: dom Geraldo Bijos (1957-1982); cardeal Geraldo Magella (1983-1991); dom Albano Cavallin (1992-2006); dom Orlando Brandes (2006-2016) e dom Geremias Steinmetz (2017-atualmente); e os párocos que passaram pela comunidade: padre Miguel Vergara (1995-1996); padre José Roque Neto (1997-2002); padre Jaime Alonso Botero Gallo (2003-2009); padre Rodrigo Rivera (2009-2015); padre Paulo Henrique de Alencar (2015-2018) e padre Edivan Pedro dos Santos (2018-atualmente), sendo inaugurados e abençoados para a contemplação de todos que passam pela secretaria para atendimentos e resoluções de questões pastorais e paroquiais.

Paróquia Santa Rita de Cássia

Fotos: Pascom paroquial