Atualização das orietanções sobre a pandemia – 18/11/2021

Diante da Resolução da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) 1023/2021, publicada no dia 17 de novembro, sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da COVID-19 nas instituições religiosas, estabelecemos que, em todas as paróquias e capelas da Arquidiocese de Londrina:

1 – Nas celebrações eucarísticas, o local destinado ao público deve observar a ocupação máxima de 100%, cumprindo-se todas as medidas de segurança e prevenção à COVID-19, a saber:

1. Todas as pessoas devem usar adequadamente máscaras de proteção individual durante todo o tempo que estiverem no templo;
  2. Cada pessoa que chegar para acompanhar as celebrações deve higienizar as mãos com álcool 70% antes de entrar e ao sair;
  3. As igrejas devem disponibilizar condições para que as pessoas adotem a prática de higiene de mãos;
  4. Todos os ambientes devem ser mantidos constantemente abertos, arejados e ventilados, de preferência de forma natural.
  5. A distribuição da comunhão deve ser feita na mão dos fiéis. Esta pode ser feita em fila;
  6. Devem ser adotadas medidas para evitar qualquer forma de confraternização e agrupamento de pessoas na saída dos templos;
  7. Após a celebração, os locais devem ser rigorosamente higienizados, principalmente nos locais frequentemente tocados, como bancos, maçanetas, microfones, etc.

2 – Grupos, pastorais e movimentos podem realizar seus trabalhos nas paróquias e comunidades, assim como reuniões, desde que seguindo estritamente as orientações recomendadas do uso de máscara, prática de higiene de mãos e outras medidas de prevenção.

Reforçamos a necessidade de se prezar pela segurança, responsabilidade e cumprimento dessas medidas. Resultados positivos no combate à COVID-19 só serão alcançados e mantidos com comprometimento de toda população.

Londrina, 18 de novembro de 2021

Dom Geremias Steinmetz