No dia 16 de outubro, o irmão redentorista Braitner de Azevedo Silva, CSsR, professou os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência, juntamente ao juramento de perseverança para o bem de toda a Igreja e da família redentorista, em celebração na Paróquia São João Batista, em Curitiba. Irmão Braitner é de Londrina, onde participou, desde criança, da Paróquia São Luiz Gonzaga, Decanato Leste, e da Capela São Francisco, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Decanato Oeste. Membros das duas comunidades foram a Curitiba para participar da celebração.

A Celebração Eucarística foi na Paróquia São João Batista, em Curitiba, presidida pelo padre Edilei Rosa Silva, CSsR, superior geral da Unidade Redentorista de Campo Grande, que engloba os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, com sede em Curitiba.

O irmão explica que realizar os votos perpétuos é a confirmação dos votos de pobreza, castidade e obediência, professados em 2018. “E agora, juntamente com estes votos, eu faço o juramento de perseverança instituído pelo meu fundador Santo Afonso Maria de Ligório”, comentou irmão Braitner.

“Agora eu digo meu sim por toda a minha vida a Deus me consagrando como irmão perpetuamente na Congregação do Santíssimo Redentor, este é um momento muito sublime em minha caminhada onde posso olhar para trás com um olhar de gratidão e dizer como o profeta Samuel: ‘até aqui o Senhor nos ajudou’ (1Sm 7,12) e responder como o salmista: ‘A misericórdia me acompanhará’ (Sl 22). Assim tenho a certeza de que Ele continuará a me ajudar em minha caminhada de missionário redentorista”, finaliza o redentorista que, depois da profissão dos votos perpétuos, continuará morando em Curitiba, para concluir a faculdade de Psicologia.

Caminhada

Irmão Braitner nasceu em Londrina em 1º de abril de 1995, participava com os pais da Paróquia São Luiz Gonzaga, onde fez a catequese, a Primeira Comunhão e foi coroinha, e, posteriormente, da Capela São Francisco, onde participou com a mãe da Legião de Maria e iniciou sua caminhada no grupo de jovens, onde nasceu sua vocação. Fez o acompanhamento vocacional em 2013 e ingressou no aspirantado em 2014. Emitiu seus votos religiosos no dia 20 de janeiro de 2018, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba. Residiu na Paróquia São Luiz Gonzaga, no Decanato Leste em Londrina, em 2019, e em 2020 auxiliou na formação no Postulantado São Geraldo, em Curitiba.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana