No dia 15 de outubro, a Paróquia São Francisco Xavier, no Decanato Cambé, promoveu a primeira formação para introdutores. O encontro aconteceu na matriz paroquial, no bairro Santo Amaro, contando com a participação de pais, catequistas e os novos introdutores. O introdutor é um membro da comunidade que acompanhará quem está iniciando a sua caminhada de fé para ser discípulo de Nosso Senhor na paróquia.

“Já há alguns anos a nossa arquidiocese iniciou este ministério, porém, apenas algumas paróquias levaram à frente. Nos últimos anos, motivados pelo Documento 107 da CNBB, fomos provocados a aprofundar este ministério aqui em nossa Igreja em Londrina”, explica o pároco padre Rodrigo Favero Celeste, que também é assessor arquidiocesano da Animação Bíblico-Catequética.

O padre explica como foi o processo para iniciar o trabalho com os introdutores na paróquia: “Aqui na Paróquia, em um dos CPPs, entregamos o nome de um catequizando ou mais para cada pastoral, que deveria apresentar um membro do grupo para ser o introdutor. Muitos estão apreensivos, mas sem necessidade, pois não é complicado. Basta de trinta minutos a uma hora por mês para uma conversa.”

Uma das introdutoras será a senhora Sueli Capeli, que diz: “Vejo o Ministério dos introdutores como um renascimento da prática cristã dos primeiros séculos. Aquele que aceita o convite para essa missão tem uma belíssima oportunidade de praticar sua fé, de perceber os pontos em que precisa melhorar, de crescer como cristão e o mais importante, participar ativamente da construção do Reino do Céu. Acompanhar um catequizando durante todo o período catequético, levando-o a conhecer e amar Nosso Senhor Jesus Cristo, através do nosso testemunho de vida, é uma caminhada belíssima.”

Questionadas sobre a expectativa de serem introdutoras, a senhora Silei de Souza expressa: “Estou bem empolgada e feliz por participar desse ministério”. Já Denise relata que, “Embora esteja com um friozinho na barriga, mas creio que o Espírito Santo me capacitará”. “Quando soube no CPP que seríamos responsáveis por indicar introdutores fiquei bem apreensiva. Acredito que isso é muito sério e precisa ter muita responsabilidade nesta indicação”, relata senhora Dalva Nunes.

Segundo o pároco, haverá ainda um novo encontro com os introdutores para mais uma formação e, a partir daí, iniciarão os acompanhamentos.

Pascom – Paróquia São Francisco Xavier

Fotos: Pascom