Regional Sul 2 Útimas Notícias

Retiros on-line para viver o Ano de São José

#Compartilhe

Participar de retiro com uma meditação sobre São José é um dos pré-requisitos para receber indulgência plenária neste Ano de São José

Com a Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, o Papa Francisco proclamou o Ano de São José, que teve início no dia 8 de dezembro de 2020 e se concluirá no dia 8 de dezembro de 2021. No mesmo dia, a Penitenciaria Apostólica publicou um Decreto com a concessão de “indulgências especiais” ligadas à figura de São José.

Uma das indulgências plenárias especiais para o Ano de São José será concedida, justamente, a quem, junto com a confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelo Santo Padre, “participar de um retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José”.

 

Diante disso, a fim de ajudar os cristãos católicos a viver, com profundidade, o Ano de São José, o Regional Sul 2 da CNBB vai promover cinco retiros, totalmente on-line, ao longo deste ano, direcionados a grupos específicos.

 

O primeiro retiro, programado para o sábado, dia 17 de abril, será orientado por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR), e será direcionado às lideranças paroquiais, diocesanas e regionais. Os próximos retiros, serão direcionados aos “Namorados, noivos e jovens”, aos “Casais”, aos “Presbíteros diocesanos” e à “Vida consagrada religiosa”.

 

Como vão acontecer os retiros?

Os interessados, ou indicados pelo pároco, farão a inscrição no <link>. O retiro acontecerá num dia de sábado, entre 9 e 18 horas. Ao inscrever-se, o retirante receberá as orientações para se preparar para fazer o retiro em sua casa. Serão duas conferências on-line, uma pela manhã e outra no início da tarde, com um momento de conclusão no final e o envio para que cada retirante participe da missa em sua comunidade naquele final de semana, presencial ou on-line (conforme as possibilidades).

 

Nesse contexto de pandemia, a proposta dos retiros visa ajudar os cristãos a viverem o Ano de São José, a desfrutarem das indulgências especiais concedidas para este Ano e se aproximarem desse santo de magnânima importância na vida da Igreja, pois, além de ser o Pai de Jesus e o esposo de Maria, é o Padroeiro da Igreja Católica.

 

Além dos retiros ao longo do ano, o Regional Sul 2 da CNBB vai promover lives e também divulgar, mensalmente, um vídeo sobre os temas da Carta Apostólica: “Patris Corde”.

 

Lideranças paroquiais, diocesanas e regionais já podem se inscrever para participar do primeiro retiro de São José.

 

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação CNBB Sul 2

 

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *