A 6ª Semana Social Brasileira (SSB), convocada pela Igreja do Brasil, é uma iniciativa inspirada pelos diálogos do Papa Francisco com os movimentos populares na luta por terra, teto e trabalho.

“Convocada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e promovida conjuntamente com as pastorais sociais e movimentos populares, a Semana Social Brasileira (SSB) é realizada em mutirão, na pluralidade cultural e étnica do Brasil, assim como no ecumenismo e diálogo inter-religioso” (site da SSB).

A Arquidiocese de Londrina iniciou a articulação da 6ª SSB ainda no ano passado, formalizando suas representações. Em 20 de fevereiro de 2021, iniciou-se o seu processo de formação. Foram convidados os párocos e coordenadores/as arquidiocesanos das pastorais/movimentos/serviços e organismos. A formação teve como assessores, dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, e Jardel Lopes, que é o articulador das Pastorais Sociais do Paraná.

“A SSB articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas relevantes do país e traça perspectivas para o presente e futuro, a partir da Doutrina Social da Igreja Católica”, descreve o site da SSB.

O próximo passo da 6ª SSB na arquidiocese será reunir-se com os movimentos sociais, os coletivos e outras forças vitais de Londrina e região para apresentar a proposta e, posteriormente, formalizar uma agenda de debate, mobilizar para um “Mutirão pela Vida”, propor e assumir ações concretas para conquista da terra, teto e trabalho para todas as pessoas, especialmente as mais pobres.

Saiba mais no site da 6ª Semana Social Brasileira: ssb.org.br

Irmão Ismael G. Frare, OSJ