#Compartilhe

“De coração aberto, o Papa Francisco com a sua simplicidade, com seu ardor missionário, vai testemunhar o que está na sua carta encíclica Fratelli Tutti, ensinando que as diferenças não são barreiras para se construir a amizade social”. Assim comentou o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, sobre a visita do Papa Francisco ao Iraque, que terá início nesta sexta-feira, 5 de março.

 

Para dom Walmor, a missão do Papa Francisco no Iraque é rica de lições para o mundo, especialmente no que se refere ao diálogo inter-religioso e ao compromisso cristão de se promover a paz. Com o lema “Sois todos irmãos”, Francisco se propõe a uma “viagem de fraternidade” aberta a todos, na qual deseja mostrar sua proximidade especialmente às comunidades cristãs perseguidas, com as visitas a Mosul, Qaraqosh e Erbil, no Curdistão iraquiano.

 

“O Papa Francisco visita um país que sofre com a guerra, em que a população está em permanente estado de medo, uma nação de maioria muçulmana”, recorda dom Walmor, ao comentar que Francisco vai “de coração aberto” testemunhar o que está na sua carta encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social.

 

“Quando as diferenças são trabalhadas e administradas no amor e no compromisso fraterno do diálogo, elas se tornam riquezas. Cada cristão possa inspirar-se no exemplo do Papa Francisco testemunhando a fé não apenas com palavras, mas com disponibilidade para dialogar, para ouvir, cultivando proximidade”, deseja dom Walmor.

 

De acordo com informações divulgadas pela Santa Sé, um dos pontos altos da viagem será a visita a Ur, terra de Abraão, local símbolo para as três religiões monoteístas, onde será realizado o encontro inter-religioso que pretende reunir representantes de todas as religiões presentes no Iraque: cristãos de diversas denominações, muçulmanos xiitas e sunitas, judeus, yazidis, zoroastristas, entre outros.

 

Dom Walmor considera essa “presença afetuosa, sincera”, como forte testemunho do Evangelho: “inspira pessoas, transforma culturas”.

 

“Permaneço em comunhão com o Papa Francisco e, em minhas orações, suplico a Deus que o ilumine de modo ainda mais especial nessa sua importante missão no Iraque. Deus seja louvado por sua coragem, por seu coração aberto, por sua exemplaridade fraterna. É o que o mundo mais precisa”.

 

Peregrino penitente

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao povo iraquiano antes de sua viagem. O pontífice se apresenta como “peregrino de paz e de esperança”. E recordando o pai Abraão, que “confiando em Deus, deu vida a uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu”, convidou a todos os irmãos e irmãs: “caminhem com esperança e nunca deixem de olhar para as estrelas. Ali está a nossa promessa”.

 

Acompanhe a agenda do Santo Padre no Iraque:

Sexta-feira, 5 de março de 2021 – ROMA – BAGDÁ

Manhã

7:45 Partida de avião de Roma / Aeroporto Internacional Fiumicino para Bagdá: https://bit.ly/2OkisGt

Tarde

11:54 Chegada ao Aeroporto Internacional de Bagdá
12:00 Acolhida oficial no Aeroporto Internacional de Bagdá e encontro com o Primeiro Ministro na sala VIP do Aeroporto Internacional de Bagdá: https://bit.ly/2MSVPsq
13:00 Cerimônia oficial de boas-vindas no Palácio Presidencial em Bagdá (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
13:15 Visita de cortesia ao Presidente da República no escritório privado do Palácio Presidencial em Bagdá (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
13:45 Encontro com as Autoridades, a Sociedade civil e o Corpo Diplomático no salão do Palácio Presidencial em Bagdá (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
14:15 Deslocamento para a Catedral sírio-católica de Sayudat al-Nejat
14:40 Encontro com os Bispos, Sacerdotes, Religiosos/as, Seminaristas e Catequistas na Catedral Sírio-Católica de “Nossa Senhora da Salvação”, em Bagdá (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
15:40 Deslocamento para a Nunciatura Apostólica

Sábado, 6 de março de 2021 – BAGDÁ – NAJAF – UR – BAGDÁ

Manhã

5:45 Partida de avião para Najaf
6:30 Chegada ao Aeroporto de Najaf
07:00 Visita de cortesia ao Grande Aiatolá Sayyid Ali Al-Husayni Al-Sistani, em Najaf
08:00 Partida de avião para Nassiriya
08:50 Chegada no aeroporto de Nassiriya
09:10 Encontro Inter-religioso na Planície de Ur (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
10:30 Partida de avião para Bagdá
11:20 Chegada ao Aeroporto Internacional de Bagdá

Tarde

15:30 Deslocamento da Nunciatura Apostólica para a Catedral caldeia
16:00 Santa Missa na Catedral caldeia de São José, em Bagdá (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)

Domingo, 7 de março de 2021 – BAGDÁ – ERBIL – MOSUL – QARAQOSH – ERBIL – BAGDÁ

Manhã

5:15 Partida de avião para Erbil
6:20 Chegada ao aeroporto de Erbil
6:20 Acolhida pelo Presidente da Região Autônoma do Curdistão Iraquiano e Autoridades Religiosas e Civis da Região, no Aeroporto de Erbil
6:30 Encontro com o Presidente e o Primeiro Ministro da Região Autônoma, na Sala VIP Presidencial do Aeroporto de Erbil
07:00 Partida de helicóptero para Mosul
07:35 Chegada ao campo de pouso de Mosul
08:00 Oração de sufrágio pelas Vítimas da guerra, na Hosh al-Bieaa (Praça da Igreja) em Mosul (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
08:55 Partida de helicóptero para Qaraqosh
09:10 Chegada ao campo de pouso de Qaraqosh
09:30 Visita à Comunidade de Qaraqosh na Igreja da “Imaculada Conceição” em Qaraqosh (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
10:15 Transferência para Erbil

Tarde

13:30 Chegada no Estádio “Franso Hariri” – Papa passa entre os fiéis (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
14:00 Santa Missa no Estádio “Franso Hariri” em Erbil
15:45 Deslocamento para o Aeroporto de Erbil
16:10 Partida de avião para Bagdá
17:15 Chegada ao Aeroporto Internacional de Bagdá

Segunda-feira, 8 de março de 2021 – BAGDÁ – ROMA

07:20 Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Bagdá (Evento com previsão de transmissão do Vatican News)
07:40 Partida de avião para Roma
12:55 Chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Ciampino

 

CNBB

Foto: Vatican Media

One Reply to ““No Iraque, Papa Francisco vai testemunhar o que está na Fratelli Tutti”, comenta presidente da CNBB”

  • Claudia Regina
    Claudia Regina
    Responder

    Deus seja Louvado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.