Na noite dessa quinta-feira, 25 de fevereiro, coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação de 17 Arqui/Dioceses do Paraná, reuniram-se, por meio da plataforma Zoom, para um encontro com a coordenação do regional e o bispo referencial, Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí (PR). O encontro que, anualmente, acontece durante um final de semana de fevereiro ou março, este ano, devido à pandemia, precisou ser adaptado e transcorreu ao longo de uma hora e 20 minutos, com a participação de 40 pessoas.

Dom Mário Spaki abriu o encontro com a oração de uma dezena do rosário pelas vocações e também pedindo pelos doentes e as famílias das vítimas da pandemia do Coronavírus. Em seguida, houve um breve momento de apresentação dos participantes e a partilha da Pascom da Arquidiocese de Cascavel (PR) que, neste ano de pandemia, conseguiu dar passos significativos na organização da pastoral.

O momento formativo foi conduzido por Dom Mário Spaki, que tratou sobre os desafios da Pascom. O bispo recordou a mensagem do Papa Francisco para o 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais: «“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são», e falou da necessidade de “gastar a sola do sapato”, de sair ao encontro das pessoas para contar suas histórias de vida. Ainda destacou a importância de “comunicar para a própria gente”, buscar notícias da própria paróquia e não notícias de fora que visam apenas visualizações e likes. “O nosso objetivo é comunicar para a própria gente e não fazer uma comunicação só com coisas produzidas no computador, mas ir ao encontro, aquilo que o Papa está nos desafiando”, disse Dom Mário.

Durante o encontro, também foi tratado sobre os Prêmios de comunicação da CNBB, incentivando os coordenadores que tiverem trabalhos que se encaixem nos critérios a se inscreverem, dado que, neste ano, há uma categoria para “práticas e experiências da Pastoral da Comunicação”. Além disso, foi lembrado que está aberto o concurso para o cartaz do 55° Dia Mundial das Comunicações que, em 2020, foi vencido pelo jovem Everton Lucas de Oliveira, da Paróquia Menino Jesus, de Reserva (PR), diocese de Ponta Grossa (PR).

Tiago Queiroz, membro da coordenação regional, propôs aos coordenadores a realização de formações online, mensais, ao longo do ano, deixando livre aos próprios coordenadores para apresentar temas de interesse e já sugerindo alguns por meio de uma enquete. Dentre os assuntos apresentados na enquete, a “Teologia da Comunicação e a espiritualidade do agente da comunicação”, foi apontado por mais de 50% dos participantes. A organização e agenda desses encontros será preparada, em breve, pela coordenação da Pascom regional.

Ao final de encontro, o secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, deu uma palavra de agradecimento pela organização do encontro e por todo trabalho realizado pela Pascom nas dioceses. Recordou da extensão e do potencial do trabalho em rede que a Igreja possui na comunicação, devido a sua capilaridade, e que isso precisa ser bem aproveitado e articulado pela Pascom.

Com a oração do comunicador, conduzida pelo assessor eclesiástico, Padre Valdecir Bressani, o encontro foi concluído.

Karina de Carvalho
Assessora da Comunicação da CNBB Sul 2