De 22 a 26 de fevereiro, aconteceu o retiro anual dos seminaristas da Arquidiocese de Londrina na Casa de Retiros Emaús. O pregador foi o Prof. Dr. Frei Sidney Machado, doutor em Espiritualidade pela Universidade Gregoriana de Roma, com a tese “L’Altissimo e il Santissimo – Studio semantico e simbolico di due termine chiave degli Scritti di San Francesco d’Asisi”.

As conferências do Fr. Sidney foram realizadas com profundidade, seguidas de momentos de reflexão pessoal a partir das questões sugeridas pelo orientador do retiro. O retiro primou pelo silêncio e a temática geral foi uma aproximação à espiritualidade franciscana e dos santos padres da Igreja a partir da linguagem simbólica e da iconografia, bem como da música.

Participaram do retiro, 26 seminaristas, sendo seis na etapa final de síntese, dez na etapa da teologia e dez na etapa da filosofia. Acompanharam o retiro os reitores padre Paulo Rorato, da teologia, padre Paulo Martins, da filosofia, e o diretor espiritual padre Valdomiro Rodrigues. O arcebispo dom Geremias Steinmetz esteve presente celebrando a Eucaristia em um dos dias do retiro.

Jefferson Bassetto
Seminarista da Teologia