Na noite de 23 de dezembro, na Paróquia São José Operário, Decanato Oeste, foi realizada a Santa Missa de abertura do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco no último dia 8 de dezembro em razão dos 150 anos em que o Esposo de Maria é reconhecido como Padroeiro da Igreja. A solene celebração foi presidida pelo vigário geral, padre Rafael Solano, e concelebrada pelo padre Dirceu Reis, pároco da comunidade.

Em sua homilia o padre Rafael ressaltou as semelhanças e diferenças entre José, pai adotivo de Jesus, e Zacarias, pai de João Batista. Ambos destinatários da mensagem e da obra divinas em suas vidas. Neste ano temos a oportunidade de nos assemelhar com São José na paternidade, na ternura e no trabalho. É urgente aos pais a inspiração em São José para que entendam plenamente o significado e a missão da paternidade.

O Ano de São José segue até o dia 8 de dezembro de 2021, por isso, todo o dia 8 de cada mês a Paróquia São José Operário realizará atividades e celebrações permeadas pela devoção, reconciliação, Palavra e Eucaristia. Sobretudo neste ano em que a Igreja oferece a relativa concessão do “dom de Indulgências especiais”.

Ao final da celebração um quadro com o símbolo do Ano de São José foi fixado na entrada da igreja e abençoado pelo padre. Uma forma artística de cultivar no coração as mesmas virtudes do coração do Esposo de Maria e Padroeiro da Igreja.

Todos os dias, o Papa Francisco reza uma oração ao Esposo de Maria “tirada dum livro francês de devoções, do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria”. Trata-se de uma oração que “expressa devoção e confiança” a São José: “Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder”.

Pascom Paróquia São José Operário

Fotos: Guto Honjo e Terumi Sakai